Contam-se milhares de casas premium para comprar no mercado ibérico. Mas só 18% é realmente habitação de topo, revela idealista.
Comentários: 0
Casas de ultraluxo em Portugal e Espanha
Málaga, Lisboa e ilhas Baleares compõem o top 3 da oferta Freepik

O imobiliário continua a ser um dos principais ativos refúgio para investidores e famílias com alto poder de compra. Mas quem procura casas de ultraluxo em Portugal e Espanha para comprar vai encontrar uma oferta pequena e concentrada em apenas alguns territórios, com destaque para Lisboa no mercado nacional e Madrid, ilhas Baleares e Málaga, no país vizinho. Os dados do idealista revelam que as habitações de ultraluxo, que custam mais de 3 milhões de euros, representam apenas 18% da oferta residencial premium existente na Península Ibérica.

No final do segundo trimestre de 2025, havia cerca 60 mil habitações de alta gama à venda por mais de 1 milhão de euros no espaço ibérico, revelando uma distribuição desigual, desde logo, nos dois lados da fronteira. Isto porque apenas uma em cada quatro casas de luxo se situava em Portugal, estando a grande maioria localizada em Espanha (72%). 

Dentro deste mercado exclusivo da Península Ibérica, o universo de casas de ultraluxo demonstra ser pequeno, tendo em conta a análise dos mesmos dados do idealista/data. Isto porque, neste período, havia pouco mais de 11 mil habitações à venda por mais de 3 milhões de euros, o equivalente a 18% do total da oferta premium contabilizada nos países irmãos. 

Mais de 90% da oferta de casas de ultraluxo está concentrada em apenas 10 territórios ibéricos. Em primeiro lugar estão as ilhas Baleares, com cerca de 3 mil habitações à venda, seguida de Málaga (2.271), Lisboa (1.198) e Madrid (1.021). O top 10 segue com Faro, Barcelona, Alicante, Girona, Santa Cruz de Tenerife e Setúbal. O distrito do Porto aparece na 12ª posição com apenas 97 habitações ultrapremium no mercado.

Esta distribuição heterogénea das casas de ultraluxo à venda é bem visível no mapa ibérico, uma vez mais porque Espanha reúne a maioria da oferta (78%). Além disso, em cinco ilhas portuguesas e nove províncias espanholas não se registou um único imóvel no mercado neste patamar de valores. E 34 territórios portugueses e espanhóis revelam ter uma oferta inferior a 10 casas com preços acima de 3 milhões de euros no mercado.  

Portanto, os dados do idealista/data revelam que a grande maioria das casas premium à venda em Portugal e Espanha estão no patamar de preços entre 1 milhão e 3 milhões de euros (quase 50 mil imóveis, representando 82% do stock total de luxo). E os territórios que reúnem maior oferta voltam a ser as ilhas Baleares, Málaga, Lisboa e Madrid.

Neste intervalo de preços de luxo, verifica-se que praticamente todos os territórios ibéricos possuem, pelo menos, uma casa anunciada que custa mais de um milhão de euros até 3 milhões - a única exceção é Zamora, em Espanha. Mas continua-se a observar uma distribuição de casas de luxo heterogénea, estando mais concentrada nas capitais (Lisboa e Madrid), noutras grandes cidades (como Porto e Barcelona) e zonas turísticas de renome (como Faro e ilhas Baleares, por exemplo).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta