O negócio no mercado ibérico vai de vento em popa para a dinamarquesa JYSK. Em concreto, a cadeia especializada em mobiliário e decoração, registou um crescimento de 37% em Portugal e Espanha, atingindo um volume de negócios de 364,3 milhões, no ano fiscal de 2024/2025. O ano fiscal de 2024/2025 representou um recorde a nível global para a JYSK, com um volume de negócios de 6,2 mil milhões de euros, e um expressivo crescimento na Península Ibérica, atingindo os 364,3 milhões.
Globalmente, a multinacional dedicada à venda de móveis e artigos para o lar aumentou em 11,8% o seu volume de negócios comparativamente ao ano fiscal anterior, para 6,2 mil milhões de euros, cresceu também em 26,9% o seu EBIT, atingindo 753 milhões de euros, e conquistou mais 13,7 milhões de novos clientes nas suas lojas físicas e online por todo o mundo.
Em comunicado, o presidente e CEO da empresa, Rami Jensen, revela que “o ano fiscal de 2025 foi verdadeiramente excecional para a JYSK, apesar das incertezas globais e da instabilidade política que continuam a pressionar o mercado do retalho e o comportamento do consumidor”.
O responsável acrescenta que “mais do que nunca, os clientes procuram ótimas ofertas e uma excelente relação qualidade-preço”, afirmando-se “muito orgulhoso” por os mais de 34 mil colaboradores em todo o mundo “terem prestado um serviço ao cliente de excelência, alcançando resultados recorde em volume de negócios, EBIT e número de novos clientes”.
Desempenho histórico no mercado ibérico
Os 364,3 milhões de volume de negócios alcançado pela JYSK em Portugal e Espanha durante o ano fiscal de 2024/2025 representa um crescimento homólogo de 37%, o que coloca a Península Ibérica como um dos seus mercados mais estratégicos.
Em termos de EBIT operacional na Península Ibérica, a JYSK mais do que duplicou, chegando aos 56,2 milhões de euros, representando um aumento homólogo de 126,6%.
Carlos Haba, diretor da JYSK Portugal e Espanha, sublinha que o objetivo passa por “continuar a crescer” nestes dois países, de modo a reforçar a presença da empresa nas grandes cidades “e oferecendo uma experiência omnicanal que corresponda às expectativas dos clientes”. O responsável refere-se aos resultados deste ano como a base para acelerar a estratégia nos próximos anos.
Península Ibérica recebeu 28 novas lojas
O ritmo de expansão da JYSK em Portugal e Espanha durante o último ano fiscal foi evidente, abrindo 28 novas lojas e renovando 9 estabelecimentos. Foi, aliás, nestes mercados, que a empresa registou o maior número de aberturas.
A multinacional melhorou ainda a experiência de compra e aproximou a sua proposta a um maior número de clientes.
Reforço da expansão internacional
No total, a JYSK abriu 148 novas lojas em todo o mundo durante este ano, tendo-se estreado em Marrocos e no Uruguai. No final do exercício contabilizam-se 3.575 lojas em 50 países, sendo 3.350 geridas diretamente em 29 países e 225 a operar em regime de franquia, em 21 países.
Rami Jensen destaca a “excelente aceitação tanto em Marrocos como no Uruguai”, afirmando que a empresa continua a ter “grande potencial para abrir mais lojas com ofertas fantásticas nos países onde já estamos presentes, para que possamos receber ainda mais clientes na JYSK”.
Este foi também um ano fiscal importante para a multinacional dinamarquesa na Ucrânia, celebrando 20 anos de atividade e abrindo a sua loja número 100. No final do ano a JYSK já contava com 110 lojas.
Avanços em termos de sustentabilidade
A sustentabilidade tem sido um forte compromisso da empresa, que tem avançado nos objetivos climáticos aprovados pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) de reduzir as emissões de alcance 1 e 2 em 50,4% até ao ano fiscal de 2032.
Neste ano fiscal, a JYSK reduziu essas emissões em 1,2%, comparativamente com 2022, e as emissões por loja em 9%. Já nas emissões de alcance 3, a redução foi de 16,5% por tonelada vendida.
Com os olhos postos no futuro
O plano estratégico “Customers’ First Choice”, apresentado pela JYSK no passado mês de setembro, vai definir a linha orientadora da empresa para os próximos três anos, 2026-2028.
As prioridades passam por ampliar a base de clientes da multinacional, com a abertura de novas lojas nos países onde a mesma já se encontra, melhorar a experiência de compra dos consumidores urbanos e investir em infraestruturas digitais e plataformas orientadas para o cliente, como afirma Rami Jensen: “A nossa prioridade continuará a ser oferecer ótimas ofertas e uma experiência de compra excecional, guiada pelos nossos valores: Comerciante, Companheiro e Espírito Corporativo”.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta