Enquanto para uns esta é uma altura em que ainda se faz o luto ao verão, para outros, mais resignados, é uma época que rima com calmaria e aconchego e não são só as roupas grossas que devem sair do armário.
Com pequenos pormenores de decoração é possível sentir o calor dentro de cada divisão e somam-se cada vez mais motivos para abraçar inverno dentro de casa.
6 dicas para criares um ambiente acolhedor em casa
Os elementos decorativos são capazes de transformar um ambiente e podem ser quase tão aconchegantes como a famosa "comidinha da avó".
Mesmo antes da decoração natalícia inundar os diversos espaços, com as grinaldas nas portas de entrada e as luzes a cintilar na árvore, há pequenos detalhes que podem fazer a diferença e aumentar a tua vontade de regressar a casa.
Velas: cheira bem, cheira a conforto
As janelas, outrora abertas para deixarem o calor entrar, fecham-se mais cedo e no ar dança o cheirinho envolvente das velas perfumadas. Além de iluminarem e criarem uma atmosfera aconchegante, podem acrescentar um requinte à decoração, sobretudo se forem artesanais: colocadas em castiçais, centros de mesa ou em lanternas para velas de chão.
Existem, inclusive, workshops para aprenderes a fazer velas artesanais. Assim, aquilo que tem como fim um elemento decorativo caloroso, pode ter como meio uma atividade diferente.
Iluminação led: o charme das luzes amarelas
No inverno, a luz natural demora-se menos no exterior e cede espaço à noite com mais rapidez, por isso mesmo, os candeeiros, ligam-se mais cedo. E embora possa parecer que não, escolher os focos de iluminação certos faz toda a diferença.
As luzes LED – as mesmas que abraçam as árvores de natal – podem ser também aproveitadas de outras formas já que têm a capacidade de acalorar qualquer espaço, se estiverem em locais estratégicos.
Como por exemplo?
- Ao redor do espelho (tanto pode estar à volta dos espelhos de parede como dos espelhos de chão);
- A contornar a janela;
- Na cabeceira da cama;
- No tronco de uma planta artificial, na sala;
- Em cortinas luminosas na parede, do quarto ou da sala;
- Penduradas numa prateleira;
- Grinaldas de luzes dentro de um frasco de vidro, num parapeito ou estante.
Nota que ao optares por iluminação amarela, por contraste à luz branca, criarás uma sensação mais quente nas divisões da casa.
Mantas: as craques a fintar o frio
Haverá melhor programa de inverno do que nos deixarmos envolver em mantas suaves e macias? A cereja no topo do bolo é estarem tão próximas que só temos de esticar o braço para lhes deitar a mão. É neste ponto que os cestos, onde ficarão enroladas, ganham um importante destaque.
As mantas, que afugentam o frio, podem ainda decorar poltronas e sofás, especialmente se estes forem de pele, para se tornarem mais convidativos.
Tons: as apostas certeiras
A paleta cromática é indissociável da decoração sazonal. A escolha das tonalidades consegue facilmente mudar a perceção de um espaço e denunciar a estação em que se está.
Cortinados, tapetes e almofadas entram para este jogo, sendo que no inverno, devem ser substituídos por tons mais escuros e menos vibrantes, nomeadamente vermelho, castanho, bege, azul escuro e cinzento, sem criarem, no entanto, um ambiente pesado, pelo que devem ser conjugados com outras cores mais neutras, como o branco.
Têxteis: isolamento térmico, check
Nesta estação em que o frio aperta, os tapetes e almofadas com texturas macias e felpudas voltam a reclamar a sua presença e há-que fazer-lhes a vontade já que, além de aquecerem, decoram a casa.
Também os cortinados, que no verão se esperam leves e finos, tornam-se um aliado contra as baixas temperaturas exteriores. Aos tradicionais, com uma textura mais grossa, somam-se as cortinas-térmicas, que servem de escudo protetor, evitando perdas de calor.
A escolha do tecido dos têxteis é, assim, um ponto chave nesta época do ano.
Elementos naturais: a cara do inverno
Há pequenos pormenores decorativos que deves acrescentar tais como bases para a mesa e castiçais para velas em madeira, bem como, ramos secos, que casam com a natureza da estação.
Todas estas dicas pouco se sentem no bolso e farão diferença para que, no final de um dia de trabalho, sejas recebido em casa com conforto e encontres beleza em qualquer estação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta