Casa Plaj, situada na costa da Lourinhã, é uma casa de férias de 120 m2 que representa a arquitetura rural através de um olhar contemporâneo.
Comentários: 0
Casa Plaj
Casa Plaj Clemens Poloczek

Todas as quintas-feiras levamos-te a conhecer casas de sonho pelo Mundo. Hoje, em terras lusas, paramos costa da Lourinhã, onde a Casa Plaj se ergue como um exemplo de elegância discreta. Nesta habitação, a tradição local é reinterpretada com gestos depurados, atenção à luz e à matéria, e uma relação perfeita com a paisagem, transformando a arquitetura rural numa experiência contemporânea e serena.

Dentro desta corrente, algumas habitações destacam-se pela capacidade de reinterpretar a tradição local através de gestos depurados e de uma atenção delicada à luz, à matéria e à paisagem.

Casa Plaj
Clemens Poloczek

Inspirada na arquitetura rural portuguesa

Projetada pelo estúdio lisboeta Extrastudio, a Casa Plaj é uma casa de férias de 120 metros quadrados (m2) que se ergue sobre um pódio de betão e caracteriza-se por uma volumetria minimalista de telhado a duas águas. O estúdio descreve a habitação como uma estrutura “radicalmente simples”, uma síntese de elementos retirados dos edifícios tradicionais da região, reinterpretados com técnicas contemporâneas.

A sua localização, próxima de uma pequena vila costeira da Lourinhã, foi determinante. O estúdio explica que “Lourinhã nunca foi uma zona rica, os edifícios são modestos e simples, integrando-se naturalmente na paisagem, algo que de certa forma se perdeu nas construções das últimas décadas”.

Para reativar esta tradição, a casa adota proporções austeras, uma pele rugosa de estuque em tons terra e uma configuração que permite que o terreno flua sob os seus terraços salientes.

Casa Plaj
Clemens Poloczek

O edifício assenta sobre quatro muros estruturais de betão que elevam subtilmente a habitação e lhe conferem presença, sem perderes a ligação física com o entorno. A partir deste podium parte uma escada exterior que te leva ao interior.

O interior está organizado num único piso: a sul, um espaço contínuo de sala, sala de jantar e cozinha, a norte, três quartos que se abrem para terraços laterais em balanço através de amplas portas de correr em vidro.

O estúdio sublinha que “uma casa de férias permite um certo nível de liberdade e experimentação. Deve ser generosa, informal, fisicamente presente, impondo o seu próprio tempo e ritmo”. A Casa Plaj encarna precisamente essa ideia, jogando com a abertura total para o exterior e com um ambiente sereno, onde tudo prescinde de ornamentos.

Casa Plaj
Salão Clemens Poloczek

O uso preciso da luz natural

Uma das características mais marcantes da habitação é o uso preciso da luz natural. A zona de dia situa-se sob um teto inclinado de grande altura, perfurado por uma claraboia circular que cria uma iluminação zenital que muda ao longo do dia.

Esta abertura alinha-se com vários recortes circulares distribuídos pelas paredes, cuja posição foi definida através de modelação 3D para permitir que “um raio de sol ilumine cada divisão antes do pôr do sol”. O resultado é uma casa onde podes experienciar a luz como se fosse mais um material de construção.

Casa Plaj
Clemens Poloczek

No extremo oriental da sala, uma lareira suspensa em aço contrasta com um tampo em mármore, enquanto a zona de refeições abre-se para um terraço em balanço, de onde podes avistar o mar. O jardim acolhe uma piscina estreita e longitudinal que prolonga visualmente a casa e reforça a sensação de tranquilidade.

A arquitetura procura a máxima flexibilidade através de mecanismos simples. “Os dispositivos arquitetónicos simples permitem e incentivam a flexibilidade e a informalidade”, salienta o estúdio.

Casa Plaj
Clemens Poloczek

Um exemplo disso é que “as janelas retraem-se completamente nas paredes, transformando a casa num grande espaço ao ar livre, ampliando o interior para o exterior e permitindo que momentos como o banho se tornem experiências ao ar livre”.

Os interiores prolongam a materialidade do exterior: paredes e tetos em estuque cinzento com acabamento manual, pisos em betão liso e carpintarias em madeira oferecem-te uma estética táctil e contida. O resultado é um espaço que se sente essencial, sem abdicar do conforto e da sensação de acolhimento.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta