Dinheiro que o Estado reservou para a medida está praticamente entregue aos bancos: 1.460 milhões dos 1.550 milhões de euros disponíveis.
Comentários: 0
Garantia pública no crédito habitação
Freepik

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, revelou recentemente que a garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos abrangeu 23 mil pessoas, tendo o Governo, entretanto, aprovado o reforço da iniciativa à CGD e ao Banco CTT. Os números indicam, de resto, que quase todo o dinheiro disponibilizado para o efeito já está na posse dos bancos, faltando distribuir menos de 90 milhões de euros. E só há registo, até à data, de um caso de ativação da garantia pública, na CGD.

Segundo o ECO, quatro bancos – CGD, Santander, BPI e BCP – dominam mais de 82% do montante já disponibilizado, repartindo-se a restante fatia por outras 15 instituições. E mais: o dinheiro que o Estado reservou para garantir o financiamento até 100% da habitação aos jovens está praticamente entregue aos bancos: 1.460 milhões dos 1.550 milhões de euros disponíveis, o que representa uma taxa de alocação de 94%, havendo menos de 90 milhões de euros para distribuir.

Recentemente, recorde-se, o Executivo aprovou o reforço da garantia pública em 250 milhões de euros à CGD e em 25,8 milhões de euros ao Banco CTT.

Isto não significa, no entanto, que todo este dinheiro já foi utilizado, até porque dados recentes do Banco de Portugal (BdP) indicam que, até novembro, os jovens tinham usado 626 milhões de euros da garantia em contratos de crédito, pouco mais de metade do que tinha sido distribuído aos bancos até então. 

Entretanto, e de acordo com o Observador, só há registo de um caso, até à data, em que um cliente, entre os maiores bancos (no caso a CGD), entrou em incumprimento, tendo sido necessário ativar a garantia e pedir dinheiro ao Estado. Isto apesar de haver relatos de vários clientes em apuros.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta