Trata-se de uma redução de 100 pontos base em relação à taxa de juro fixada em dezembro do ano passado (38%).
Comentários: 0
Taxas de juro na Turquia
Vista panorâmica de Istambul (Turquia) Getty images
Lusa
Lusa

O Banco Central da Turquia cortou, esta quinta-feira (22 de janeiro de 2026), as taxas de juro para 37%, uma redução de 100 pontos base em relação à de 38% fixada em dezembro de 2025, num movimento ligeiramente menor do que o esperado.

A instituição mantém assim a dinâmica de quedas iniciada há um ano, interrompida apenas por uma subida em abril passado, num ambiente de turbulências políticas.

Na anterior descida das taxas de juro, em dezembro passado, o Banco Central da Turquia reduziu as taxas em 150 pontos, de 39,5% para 38%, e os analistas esperavam agora uma queda semelhante, com as estimativas a variar entre 100 e 200 pontos base.

A inflação homóloga manteve-se em 30,9% em dezembro passado, menos apenas 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior, em linha com as previsões anunciadas pelo banco central do país em novembro, mas acima da faixa de entre 25% e 29% projetada em agosto para o final do ano.

Em comunicado, o banco emissor justifica a cautelosa redução com o facto de que "os dados provisórios de janeiro mostram uma subida da inflação mensal, sobretudo no setor de alimentação, enquanto a subida da tendência inflacionista é limitada".

Como nos meses anteriores, aponta, "as expectativas em relação à inflação e os hábitos de fixação de preços continuam a representar um risco para o processo de redução da inflação".

Depois de anos de taxas extremamente baixas para incentivar o consumo e o emprego, o Banco Central da Turquia iniciou em junho de 2023 uma subida gradual das taxas, até atingir 50% em 2024, dinâmica que reverteu em dezembro de 2024 com uma descida escalonada.

Embora antes fixasse as taxas mensalmente, o Banco Central da Turquia realizou em 2025 apenas oito reuniões dedicadas à política monetária, sem a alterar em fevereiro, maio, agosto e novembro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta