Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) já entregaram cerca de 12 mil habitações a famílias, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), segundo dados oficiais divulgados.
Em nota de imprensa, após reunião do Grupo de Trabalho Metropolitano de Habitação, realizada na quarta-feira, a AML detalha que as habitações submetidas ao PRR pelos 18 municípios da região correspondem a um investimento de aproximadamente 1.500 milhões de euros.
Ao mesmo tempo, afiançou que os municípios estão “a redobrar esforços para entregar mais cerca de 4 mil casas” até ao final de agosto, o prazo limite do programa de financiamento europeu.
A meta do PRR fixou-se na disponibilização de 26 mil casas (depois alargado pelo Governo às 27.500) em todo o país, o que quer dizer que a AML é já responsável por mais de 43% das entregas de habitações a famílias, valor que, a juntarem-se outras 4 mil, poderá aumentar para 58%.
“Num momento em que o acesso à habitação constitui uma das matérias mais críticas na região metropolitana, a capacidade de concretização e a eficácia da ação dos municípios tem sido determinante para transformar os recursos financeiros do PRR em soluções concretas no terreno”, constata a AML, na nota de imprensa.
Além das 26 mil habitações em todo o país (número depois alargado pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, através de um Regime Especial de Financiamento com condições semelhantes ao PRR, para 27.500), somam-se mais 3.500 casas a custos acessíveis, 1.800 no âmbito da bolsa nacional de alojamento urgente e temporário, 840 entregues às forças de segurança e 18 mil a custos acessíveis para alunos do ensino superior (prioritariamente).
A data para a conclusão das metas preconizadas do PRR, inicialmente fixada em 30 de junho, foi estendida até 31 de agosto.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Fica a saber mais sobre o idealista/news.
Whatsapp idealista/news Portugal







Para poder comentar deves entrar na tua conta