Só no distrito de Lisboa foram entregues mais de 7 mil casas do 1º Direito a famílias carenciadas.
Comentários: 0
Habitação do PRR
Créditos: Gonçalo Lopes | idealista/news

O prazo para concluir as casas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) começa a esgotar-se. Mas, nos últimos meses, observou-se um salto no número de casas entregues a famílias carenciadas no âmbito do 1º Direito. Até julho, foram cedidas as chaves de 11.361 casas, a grande maioria localizada no distrito de Lisboa. Trata-se de um investimento global de 568 milhões de euros.

Entre abril e julho, o número de casas entregues ao abrigo do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação - o 1º Direito - passou de apenas 1.950 fogos para mais de 11 mil habitações (a maioria reabilitações). O Ministério das Infraestruturas e Habitação explica este salto com a simplificação dos procedimentos administrativos e com a criação de um regime excecional que permitiu integrar no PRR cerca de 10 mil projetos dos municípios em fase mais avançada, escreve o Expresso. Tudo isto para cumprir os prazos europeus que findam em junho de 2026.

O que salta à vista é que cerca de 63% destas casas do PRR já entregues a famílias carenciadas situa-se no distrito de Lisboa (um total de 7.167 fogos), segundo os dados da tutela citados pelo semanário. Só o município da capital concentra 2.613 habitações, seguido de Cascais (1.517), Sintra (1.059) e Loures (966).

A nível distrital, o Porto aparece em segundo lugar, tendo sido entregues até julho um total de 1.391 habitações do 1º Direito financiadas pelo PRR. Em terceiro está Setúbal (618) e em quarto Faro (356). Já no fundo da lista estão vários distritos do interior, como é o caso da Guarda com apenas nove chaves de casas atribuídas, acabando quase por não beneficiar do programa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta