
Este tem tudo para ser um dos maiores negócios imobiliários do ano. Em causa está a compra, por parte da Explorer Investmentes, de uma carteira de hotéis de luxo e outros ativos turísticos que está na posse de vários bancos. A transação rondará os 660 milhões de euros.
Segundo o ECO, que cita várias fontes do mercado, no âmbito desta transação, os bancos deverão conceder um empréstimo de 500 milhões à sociedade liderada por Elizabeth Roth e Rodrigo Guimarães (filho do fundador da Explorer Investmentes) que, por sua vez, terá de adiantar 160 milhões em equity – valores que excluem as necessidades de capex.
Neste tipo de transações é habitual os bancos financiarem o comprador através do que se chama de vendor finance, escreve a publicação, salientando que está em causa o fundo de promoção turística Discovery, gerido pela própria Explorer Investments e que detém, entre outros ativos, a cadeia hoteleira Octant (lançada em 2022 e que conta com oito unidades), o Six Senses Douro Valley, o Eden Resort, o Dolce CampoReal e o Ramada Lisbon Hotel.
O negócio entre os bancos e a Explorer Investments será feito com base num desconto de 15% sobre o preço pago à cabeça, mas os bancos esperam diluir parte do ‘haircut’ através de juros e outras comissões associadas à operação que deverá estar concluída até final do ano, escreve o ECO, adiantando, no entanto, que o processo não está concluído e que as negociações entre as partes prosseguem.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta