É mais um negócio imobiliário que comprova que Portugal continua no radar dos investidores, nomeadamente no segmento comercial. Falamos da aquisição da Quinta da Marquesa, um parque industrial de 26.000 metros quadrados (m2) em Palmela, às portas de Lisboa, que foi comprado pela Patron Capital, investidor institucional pan-europeu (com sede em Londres) focado em investimentos imobiliários, em parceria com a INBRIGHT, investidor, promotor e gestor de ativos de origem alemã especializado no setor industrial ligeiro e logístico. O valor da transação não é divulgado – sabe-se apenas que a transação foi financiada pelo BCP – e o vendedor é um fundo imobiliário português aberto, cujo nome não é divulgado.
“A Quinta da Marquesa ocupa um terreno com 75.000 m2, atualmente com 26.000 m2 de área bruta locável (ABL), dos quais 22.000 m2 são destinados a armazenamento e 4.000 m2 a escritórios e salas de reunião, além de 12 docas de carga”, referem em comunicado a Patron Capital e a INBRIGHT.
As empresas, recorde-se, lançaram recentemente um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em Portugal. “Planeiam um investimento significativo para modernizar o ativo segundo os mais elevados padrões ESG (Environmental, Social and Governance), com destaque para a eficiência energética, a melhoria da experiência dos ocupantes e a obtenção da certificação BREEAM In-Use”, lê-se na nota.
Trata-se, de resto, de um imóvel que está ocupado a cerca de 50%, apesentando “oportunidades imediatas de arrendamento e um elevado potencial de valorização com as intervenções previstas”, adiantam os novos proprietários.
Uma parceria que vem para ficar
Citado no documento, Jonatas Szkurnik, Senior Partner e Investment Director na Patron Capital, comenta que a aquisição reforça o compromisso da empresa “em construir um portfólio de alta qualidade e preparado para o futuro em Portugal, onde existe uma forte procura por espaços ‘light industrial’ e de logística, bem localizados e energeticamente eficientes”.
“Em conjunto com a INBRIGHT Portugal, estamos focados em oferecer ativos sustentáveis que satisfaçam as exigências dos ocupantes, criando simultaneamente valor a longo prazo para os investidores”, acrescenta.
"A propriedade permite-nos disponibilizar rapidamente espaços modernos num ambiente de mercado restrito. Com a nossa equipa local em Lisboa, estamos bem posicionados para gerir proativamente o ativo e implementar melhorias centradas em ESG"
Christoph Gumlich, Managing Partner da INBRIGHT Portugal
Do lado da INBRIGHT Portugal, Christoph Gumlich, Managing Partner da organização, comenta que a Quinta da Marquesa é “um ativo industrial bem conectado dentro de um cluster económico chave ancorado pela Volkswagen Autoeuropa, que produz dois modelos estrategicamente importantes nas suas instalações de Palmela”.
“A propriedade permite-nos disponibilizar rapidamente espaços modernos num ambiente de mercado restrito. Com a nossa equipa local em Lisboa, estamos bem posicionados para gerir proativamente o ativo e implementar melhorias centradas em ESG”, explica.
Após investimentos bem-sucedidos na Alemanha, onde a joint venture está a construir um portfólio de 250 milhões de euros, a parceria entre a Patron Capital e a INBRIGHT continuará a aplicar a sua estratégia comprovada ao mercado português.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta