
Lisboa: Bairro São João de Brito será reabilitado, após estar ilegal mais de 40 anos
O Bairro de São João de Brito, junto ao Aeroporto de Lisboa e da Nata de Alvalade, está ilegal há mais de 40 anos. Um cenário que vai agora mudar, já que a Câmara Municipal de Lisboa vai investir dois milhões de euros euros para o requalificar. A garantia foi dada aos moradores pelo presidente da autarquia, Fernando Medina, e pelo vereador do urbanismo, Manuel Salgado.

Sabes que a Cova da Moura tem dono? A família Canas reclama direitos...
A família Canas Vingouroux é proprietária há várias gerações do terreno onde foi ilegalmente construído o bairro da Cova da Moura, na Amadora, nos arredores de Lisboa. Trata-se de uma área urbanizável de 16 hectares que está avaliada em cerca de 100 milhões de euros. Além de esperar há anos por uma compensação por parte do Estado, os proprietários têm de pagar todos os anos três mil euros de IMI pelo terreno que foi ocupado, pelo que vão exigir uma indemnização.

Loures vai legalizar bairros clandestinos
O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Loures, cidade localizada nos arredores de Lisboa, entrou em vigor no final da semana passada e prevê que haja mais atividades económicas e que se aposte na legalização de bairros clandestinos.

penhoras e despejos fazem disparar pedidos de habitação social
durante anos o perfil de quem batia à porta das câmaras municipais a pedir uma habitação social não variou. eram famílias pobres e muito pobres, a viver em barracas, em bairros clandestinos.