Construção: queres abrir um negócio neste setor? Atenção, porque vais ter a vida mais complicada do que pensavas
Quem pretende arrancar agora com uma atividade no setor da construção em Portugal que se prepare para enfrentar problemas. Há neste momento um vazio legal, desde a entrada em vigor da chamada Lei dos Alvarás, no início de julho, que implica a transferência de competências para um novo organismo público, que está a tornar inviável a emissão de novos alvarás.
Construtoras preocupadas com novas regras de atribuição de alvarás
O presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), Reis Campos, disse estar preocupado com o alcance das alterações que serão introduzidas no regime de acesso e permanência na atividade da construção, conhecido por lei dos alvarás - no âmbito da Diretiva Serviços -, que v
construção perdeu 100 mil postos de trabalho num ano
o sector da construção é um dos mais penalizados pela crise económica e financeira, sendo que o cenário catastrófico tende a manter-se este ano.
novas regras dos alvarás criticadas pelas construtoras
o presidente da confederação portuguesa da construção e do imobiliário (cpci), reis campos, referiu que a nova legislação sobre a atribuição de alvarás – publicada dia 26 em diário da república - “não resolve a situação” do sector, que está “numa desgraça total e perde 140 trabalhadores por dia”.
concessão de alvarás a construtoras facilitado a partir de 2012
o instituto da construção e do imobiliário (inci) concordou com os apelos das associações e aceitou baixar – a partir do próximo ano – os valores mínimos de liquidez geral e de autonomia financeiro exigidos às empresas detentoras de alvarás de construção.