
IMI: preço por metro quadrado mantém-se nos 665 euros em 2025
O preço por metro quadrado (m2) para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e da avaliação fiscal dos imóveis vai manter-se inalterado nos 665 euros em 2025, sendo este o terceiro ano com o mesmo valor, segundo uma portaria publicada esta quarta-feira (22 de janeiro de 2025).

AIMI: receita do imposto subiu 3% para 148 milhões de euros
O valor do Adicional ao IMI pago em 2023 ascendeu a 148,3 milhões de euros, subindo 3% face ao ano anterior, tendo o imposto chegado a 87.793 contribuintes singulares e empresas, segundo dados do Ministério das Finanças.

Que países têm maior competitividade fiscal? Portugal no fim da lista
O Índice de Competitividade Fiscal para 2022 é liderado pela Estónia, com Letónia e Nova Zelândia a completarem o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Portugal está no final da tabela, encontrando-se no 36º lugar num total de 38 países – apenas à frente de França e Itália. Trata-se de um recuo face à classificação conseguida em 2021, tendo Portugal ficado na 34ª posição.

Quase 18 mil imóveis nos centros históricos pagam IMI sem necessidade
Mais de um quarto (27,4%) dos edifícios dos 20 centros históricos e zonas classificadas como Património Mundial pela UNESCO está a beneficiar da isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que o Estatuto dos Benefícios Fiscais lhes concede. Há mais de 24 mil imóveis em condições para isenção, mas a Autoridade Tributária apenas a concede a 6.764 imóveis.

Cofres das câmaras engordam à boleia do imobiliário: IMI e IMT geram 29,4% das receitas
Os cofres de muitas autarquias estão a aumentar à boleia do dinamismo do setor imobiliário, nomeadamente através do IMI e do IMT. A cobrança anual destes impostos soma mais 669 milhões que há uma década e já conta quase tanto como as transferências do Estado.

Proprietários pagam mais 176 milhões de euros de IMI
Com o fim da cláusula de salvaguarda, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 2014, a pagar em 2015, vai aumentar, já que não terá as limitações que foram aplicadas em 2012 e 2013. Nesse sentido, os proprietários vão pagar ao Estado mais 176 milhões de euros em IMI no próximo ano.

IMI: mais 72 milhões de euros de receitas que em 2013
O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) já rendeu este ano – entre janeiro e maio – 7670,5 milhões de euros. Trata-se de uma subida de 72 milhões de euros (12,2%) face ao valor arrecadado nos primeiros cinco meses do ano passado e que é justificada, sobretudo, pelo efeito do processo geral de avaliação dos imóveis.

IMI: Governo corrige previsões de receitas para 356 milhões de euros
A avaliação geral de imóveis, levada a cabo pelas finanças – e que suscitou muita polémica –, não trouxe para os municípios um aumento de receita tão significativo como era esperado.

imi: municípios têm menos seis milhões de receitas
a associação nacional de municípios portugueses (anmp) adiantou que a primeira tranche do imposto municipal sobre imóveis (imi) significou um prejuízo de 2,7% (cerca de seis milhões de euros) para as autarquias.

imi: câmara de matosinhos com receita de 24,6 milhões este ano
a câmara municipal de matosinhos prevê arrecadar até ao final do ano 24,6 milhões de euros em receitas de imposto municipal sobre imóveis (imi). trata-se de um aumento de quase um milhão de euros relativamente ao montante verificado no ano passado (23,9 milhões).

receita de imi sobe 80% no próximo ano
o governo anunciou, na semana passada, a eliminação da cláusula de salvaguarda no imposto municipal sobre imóveis (imi), uma decisão que fará com que as receitas com o imposto possam chegar aos 2,1 mil milhões de euros no próximo ano, o que representa uma subida de 80% – cerca de 900 milhões – face

receita com imi deverá aumentar 128% em 2015
a receita fiscal do imposto municipal sobre imóveis (imi) deverá aumentar 128% em 2015, ano em que os contribuintes irão sentir pela primeira vez o efeito total do processo de avaliação geral dos imóveis – até ao final do ano, o governo pretende avaliar cerca de 5,2 milhões de casas – e das alteraçõ

finanças “contratam” mais 900 peritos e prevêem ter um milhão de prédios avaliados este mês
no próximo mês, o ministério das finanças vai colocar no terreno mais 900 peritos avaliadores para concluir o processo de avaliação geral dos 5,2 milhões de prédios urbanos até ao final do ano.

impostos sobre imóveis têm “um peso brutal nas receitas” das câmaras
as câmaras continuam dependentes de receitas dos impostos relacionados com o património imobiliário, pelo que o imposto municipal sobre imóveis (imi) e o imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (imt) têm um papel preponderante nas suas contas.

receitas do imi subiram quase 73% desde 2002
as receitas do imposto municipal sobre imóveis (imi) cresceram 72,7% entre 2002 e 2010, passando dos 605 milhões para 1.045 milhões de euros.