
Câmara de Bragança anula venda de terreno a hospital privado
A Câmara de Bragança revogou esta quarta-feira, dia 24 de junho, a deliberação de venda de um terreno municipal ao hospital privado que está a instalar-se na cidade, decisão que anula o negócio, criticado pela oposição socialista.

CML teve novo diretor-geral do Património Cultural como consultor imobiliário
Bernardo Alabaça é, desde há uma semana, o novo diretor-geral do Património Cultural. No curriculum soma vários cargos em organismos e empresas estatais, nomeadamente, foi diretor-geral de Infraestruturas do Ministério da Defesa e subdiretor-geral do Tesouro e Finanças. Mas também tem trabalhado no setor privado, na área do imobiliário. Por exemplo, esteve um ano a identificar imóveis do Estado potencialmente interessantes para a Câmara de Lisboa.

Travão nas obras públicas em janeiro: concursos promovidos e contratos celebrados em queda
No primeiro mês de 2018, foram promovidos 82 milhões de euros em concursos de empreitadas de obras públicas, menos 61% que no mesmo mês do ano passado e menos 72,6% que no mês anterior, dezembro de 2017. Trata-se, de resto, do valor mensal mais baixo desde novembro de 2015.
fisco detecta mais de 500 mil situações irregulares no estado
o relatório de actividades de 2011 da inspecção-geral de finanças (igf) é arrasador para toda a administração pública. foram detectados 507 milhões de euros de irregularidades, mais de três vezes o montante identificado (215%) em 2010.

construção: governo limita valores dos ajustes directos
o governo restringiu os valores para os ajustes directos, com o tecto para escolher fornecedores sem concurso público a baixar até 80% em alguns casos.

mais de 90% das obras públicas foram adjudicadas sem concurso
reis campos, presidente da associação dos industriais da construção civil e obras públicas do norte (aiccopn), disse que os ajustes directos (obras adjudicadas sem a existência de concursos), que segundo a lei só devem ocorrer em casos específicos, passaram a ser regra em portugal.