Seca no Algarve

Algarve em seca apesar das chuvas – e dessalinizadora tem luz verde

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu esta quarta-feira (3 de abril de 2024) uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável para o projeto da estação de dessalinização de água do mar a instalar no Algarve, embora condicionada ao cumprimento de um conjunto de condições. Segundo a entidade, a região sul do país continua em seca hidrológica extrema, apesar de as chuvas registadas na última semana terem elevado as reservas das barragens para 44% da sua capacidade total de armazenamento.
Pagamento de IMI de barragens

IMI de barragens: Fisco já avaliou 83 e liquidou imposto a 32

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, revelou esta quinta-feira (11 de janeiro de 2024) que a Autoridade Tributária (AT) concluiu a avaliação de 83 barragens no país, tendo sido feita a liquidação de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 32. O Fisco deixou caducar o direito à liquidação do IMI, de 2019, relativo a mais de 160 barragens em todo o país.
Alqueva: investidores estrangeiros andam ali à procura de terrenos para comprar ou concessionar

Alqueva: investidores estrangeiros andam ali à procura de terrenos para comprar ou concessionar

O novo foco dos investidores estrangeiros é o Alqueva. O objetivo é comprar ou concessionar terrenos agrícolas na área de regadio da barragem. Na corrida há árabes, norte-americanos, chilenos e outros países da América do Sul, que têm estado em contacto com a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva, que funciona como intermediária dos negócios entre os agricultores e os proprietários.
Pouparam-se 846 milhões de euros com as energias renováveis em 2013

Pouparam-se 846 milhões de euros com as energias renováveis em 2013

As chuvas fortes e os ventos violentos que se fizeram sentir no primeiro e último trimestres do ano passado estiveram na origem de sérias poupanças, graças ao aumento de produção das energias renováveis. Ou seja, o mau tempo que se verificou nos últimos anos causou danos e despesas um pouco por todo o País, mas também significou poupanças elevadas, na ordem dos 846 milhões de euros.
rumores

rumores

investimento de 500 milhões em barragens pode ficar sem efeito: o investimento de 500 milhões de euros em duas barragens no rio mondego por parte da endesa está ameaçado. a empresa vai rever esse projecto devido “à instabilidade regulatória e de palavra”.