
O que já se sabe do OE2024: habitação entre as prioridades
A proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) será entregue esta terça-feira, 10 de outubro, no Parlamento, depois de o Governo ter apresentado as linhas gerais do documento aos partidos. Numa altura em que o país se debate com uma grave crise na habitação, as medidas de apoio neste âmbito estarão entre as prioridades, assim como a descida do IRS com atualização dos escalões, aumento das pensões e salários. Eis um resumo daquilo que já se sabe e irá impactar a vida das famílias e empresas.

Pensões com aumento intercalar a partir de julho - o que significa?
A partir de julho está previsto um aumento intercalar das pensões em Portugal, como revelou o Governo Português num Conselho de Ministros.

Do salário mínimo ao IRS: o que já se sabe sobre o OE2023
As negociações do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) têm marcado a agenda nos últimos dias. E a proposta vai dar entrada na Assembleia da República (AR) esta segunda-feira, dia 10 de outubro. Já há várias linhas gerais conhecidas da proposta do Governo socialista, que vão mexer com as carteiras das famílias no próximo ano. Da atualização do IRS com base em aumentos de 5,1% à subida do salário mínimo para 760 euros, passando pelos apoios no crédito habitação. Explicamos o que está em causa.

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo"
O governador do Banco de Portugal defendeu esta segunda-feira, dia 21 de junho de 2021, que não se pode “eternizar” as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e bancos devem cooperar na adaptação ao período pós-moratória.“Não conside

Prolongamento de moratórias de crédito aprovado no Parlamento
O prolongamento das moratórias de crédito foi aprovado no Parlamento, até ao final do ano, na componente de reembolso de capital. O alargamento deste regime aplica-se, no entanto, apenas aos particulares e empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela

Desempregados que perderam subsídio em 2020 podem pedir novo apoio até 15 de março
A Segurança Social veio esclarecer que os desempregados em situação involuntária ou que tenham perdido o respetivo subsídio no ano passado podem agora pedir o acesso ao Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT).

‘Lay-off’ simplificado alargado pelo Governo a atividades afetadas pelo confinamento
As empresas que não foram obrigadas a encerrar neste confinamento, mas cuja atividade foi “significativamente afetada” vão poder também aceder ao ‘lay-off' simplificado, segundo um decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, esta quinta-feira, dia 11 de março de 2021. O Governo aprovou també

Ikea quer devolver apoios estatais por causa da Covid-19 a nove países - Portugal está na lista
A gigante nórdica Ikea está está em negociações com os governos de nove países, incluindo Portugal, para devolver os apoios concedidos no âmbito das medidas para travar o impacto da pandemia da Covid-19. A cadeia sueca de mobiliário está a conseguir mitigar os efeitos negativos do surto, no negócio, daí a decisão de querer proceder à devolução das ajudas. Em Portugal, a Ikea mostra-se “muito honrada e feliz com a decisão do grupo”.

programa revitalizar ajuda pme com 220 milhões de euros
o programa revitalizar vai disponibilizar, a partir de hoje (dia 27), 220 milhões de euros para ajudar à capitalização de pequenas e médias empresas (pme).