População cresce em Portugal há 5 anos – somos mais de 10,6 milhões
É caso para dizer que Portugal nunca teve tantos habitantes como em 2023, tendo ultrapassado os 10,6 milhões. E se o número de nascimentos aumentou, o de óbitos diminuiu. Em causa estão dados divulgados esta sexta-feira (15 de novembro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Imposto sobre heranças e doações: o que tem de se pagar e quanto
Geralmente, as pessoas relacionam o termo herança a ganhos. Ora, embora esta seja frequentemente uma forma de aumentar o património, herdar bens também pode representar despesas.
Morreu André Jordan, promotor de vários projetos turísticos pelo país
O empresário dinamizador de vários projetos turísticos André Jordan morreu esta sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024, aos 90 anos, confirmou à agência Lusa o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
“Trata-se de uma perda inestimável para o turismo algarvi
População residente em Portugal está a aumentar há quatro anos
Em 2022, a população residente em Portugal foi estimada em 10.467.366 pessoas, o que representou um aumento de 46.249 habitantes relativamente ao ano anterior. Os dados divulgados esta quinta-feira (16 de novembro de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) concluem, de resto que a taxa de crescimento efetivo da população foi positiva (0,44%) pelo quarto ano consecutivo.
Atenção residentes no estrangeiro: consulado virtual já está online
A partir de agora, os residentes no estrangeiro já podem aceder à versão digital do consulado português. Isto porque o consulado virtual de Portugal entrou em funcionamento esta quarta-feira, dia 7 de junho, segundo anunciou o ministério dos Negócios Estrangeiros. Este é mais um passo para tornar os serviços consulares do país mais rápidos, simples e menos burocráticos, ao passo que alivam a procura presencial nos consulados.
Morreu Rui Nabeiro, o homem que pôs Campo Maior no "mapa"
O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, morreu este domingo, 19 de março de 2023, aos 91 anos, vítima de doença. Encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, "devido a problemas respiratórios”, segundo o comunicado enviado pelo grupo. “Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo”, lê-se ainda.
Mortalidade sobe 30% em junho devido à pandemia e calor
Os primeiros 14 dias de junho trouxeram bom tempo e muito calor para Portugal. Mas os dados nacionais não trazem boas notícias: a mortalidade nesse período está bem acima dos valores anteriores à pandemia. Em relação à primeira quinzena de 2021, a mortalidade aumentou 30%.
Covid-19 foi a segunda principal causa de morte em 2020 em Portugal
Em 2020, primeiro ano da pandemia em Portugal – os primeiros casos diagnosticados com Covid-19 foram reportados dia 2 de março e o primeiro óbito foi registado dia 16 do mesmo mês –, Portugal registou 7.125 óbitos devido ao novo coronavírus, sendo a segunda principal causa de morte no país esse ano, revelou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A primeira
Óbitos aumentam quase 12% num ano – Covid-19 ajuda a explicar subida
Em março de 2022, morreram em Portugal 10.754 pessoas. Trata-se de um número superior ao verificado no mês anterior (mais 92 óbitos) e no período homólogo (mais 1.144 óbitos, o equivalente a 11,9%). Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (18 de abril de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Morreu Jorge Coelho: antigo ministro socialista e gestor de topo na Mota-Engil
Jorge Coelho, antigo ministro Adjunto, da Administração Interna e também do Equipamento Social, morreu esta quarta-feira (7 de abril de 2021) aos 66 anos. O ex-governante e atual vice-presidente do Conselho da Administração da construtora Mota-Engil, sofreu um ataque cardíaco quando estava numa casa que tinha na Figueira da Foz.
Ribeiro Telles: o arquiteto que desenhou os jardins da Gulbenkian (e muito mais) morreu aos 98 anos
O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, figura pioneira na arquitetura paisagista em Portugal, morreu esta quarta-feira, dia 11 de novembro de 2020, em Lisboa, aos 98 anos, revelou à agência Lusa fonte próxima da família. O arquiteto, cuja carreira também se destacou na cidadania, ecologia e na política, faleceu em casa, rodeado pela família.
Ainda há mais mortes que nascimentos em Portugal
Em 2019, o saldo natural entre nascimentos e óbitos manteve-se negativo (-25.200), mas reduziu comparativamente ao ano anterior (26.031). Em causa estão dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Há mais pessoas a nascer e casar em Portugal – mas também há mais óbitos
Em 2018, nasceram com vida 87.020 crianças de mães residentes em Portugal, mais 1% (mais 866 crianças) que no ano anterior, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). A maioria dos nascimentos (55,9%) ocorreram “fora do casamento”.
Radiografia do dia: Taxa de Natalidade nos 28 países da UE
O gráfico em cima indica a Taxa de Natalidade – em 2012 – nos 28 países da União Europeia (UE). Como é possível constatar, Portugal está na cauda da tabela, tendo a segunda Taxa de Natalidade mais baixa (8,5%). Pior só mesmo a Alemanha: 8,4%.