Tarifa social de energia

Tarifa social de energia: o que é e quem pode ter acesso aos apoios?

O frio aperta e a pobreza energética é um problema que afeta muitas casas famílias e casas em Portugal. E a despesa com a fatura da eletricidade é sem dúvida uma das mais elevadas que os consumidores têm com a casa. Há, no entanto, famílias que podem ter acesso a apoios. Falamos da tarifa social de energia, que contempla descontos superiores a 30%. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Fatura da luz em 2025

Fatura da luz vai aumentar 2,1% a partir de janeiro de 2025

A fatura de eletricidade para os clientes que estão no mercado regulado vai aumentar, em média, 2,1% a partir de 01 de janeiro, indicou esta segunda-feira (dia 16 de dezembro) a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE)."No mercado regulado de Portugal continental, as tarifas transitórias
Fatura da Luz

Como poupar energia no inverno: dicas para baixar a fatura da luz

A fatura da eletricidade é uma das principais despesas que os consumidores têm mensalmente com a habitação. E no inverno, com a chegada do frio, aquecer a casa é uma tarefa complicada para muitas famílias. Poupar energia é, então, um objetivo a ter em conta. Mas como fazê-lo? Como utilizar a energia mais eficientemente? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Fatura da Luz

Como entender a fatura da eletricidade e o que se paga?

A fatura da eletricidade é seguramente uma das despesas mais elevadas que os consumidores têm com a casa. E mesmo fazendo uma boa gestão de alguns equipamentos, como por exemplo do ar condicionado, por vezes é complicado fazer baixar o valor mensal a pagar. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos, por exemplo, como se deve olhar para a fatura da luz de forma a entender os valores que estão em causa.
Fatura da luz a baixar

Fatura da luz vai mesmo baixar em 2025 com alargamento do IVA a 6%

O alargamento do IVA de 6% na eletricidade para 3,4 milhões de famílias, que foi promulgado esta terça-feira (dia 23 de julho) pelo Presidente da República, vai avançar em 2025 e terá um impacto orçamental de 90 milhões de euros. A medida, com data de entrada em vigor em janeiro de 2025, partiu de
Fatura da eletricidade

Poupar eletricidade e gás em casa: como mudar de comercializador?

A eletricidade e o gás são, por norma, despesas com a casa elevadas para os consumidores, que se juntam, por exemplo, à prestação do crédito habitação ou à renda a pagar ao senhorio. A solução para baixar a fatura e/ou para procurar uma melhor prestação de serviços pode passar pela mudança de comercializador, ou empresa, de energia. Será este um processo fácil? Explicamos tudo sobre este tema no artigo de hoje da Deco Alerta.
Etiqueta energética dos eletrodomésticos

Eletrodomésticos sustentáveis: a importância da etiqueta energética

Sustentabilidade e eficiência energética são termos que estão na ordem do dia e impactam diretamente o setor imobiliário e da construção. E em concreto as nossas casas. A escolha dos eletrodomésticos a comprar, como por exemplo máquinas de lavar louça e roupa e frigoríficos, já pode ser feita tendo em conta critérios sustentáveis, havendo uma etiqueta energética que serve de “barómetro”. E o impacto sente-se, depois, na fatura da eletricidade. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
fatura da luz

Poupar na conta da luz: qual é a melhor tarifa horária?

Na hora de organizar o orçamento familiar, todos os detalhes contam. E a fatura da luz é das que mais pesa no final do mês. Daí ser tão importante analisar as potências e tarifas contratadas. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre as tarifas horárias de eletricidade para te ajudar nessa tarefa.
Pagar menos eletricidade

Fatura da luz: leitura real e estimada, quais as diferenças?

Os últimos meses ficaram marcados pela subida da inflação, que escalou – para 2,3% em janeiro em termos homólogos, mais que dezembro (1,4%) –, em parte, devido ao aumento dos preços da eletricidade. Aumento esse que tem impacto direto no poder de compra dos consumidores. A fatura da luz representa, de resto, uma grande fatia das despesas dos portugueses com a habitação, a par da prestação/renda da casa. Mas há forma de tentar reduzir o custo da fatura da luz. Como? Desde logo pagando o que realmente se consome. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre a leitura real e estimada do contador da luz.
Painéis solares em casa

Energia solar em casa: Otovo e Leroy Merlin assinam parceria

A Otovo, principal marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, e a Leroy Merlin, empresa especializada na venda de soluções para casa, assinaram uma parceria com o objetivo de “tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos”, referem as empresas em comunicado. 
Pagar menos eletricidade

Gastar menos eletricidade no outono? Dicas simples que baixam a fatura

Adeus verão, olá outono. E nesta altura de ano que muitos portugueses se deparam com um cenário: o aumento da fatura da eletricidade. É chegado o momento, então, de apertar um pouco o cinto das despesas domésticas, que já está bem justo, na verdade, devido à escalada da taxa de inflação e ao consequente aumento das taxas de juro. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas simples de adotar em casa que podem ajudar a minimizar a subida da fatura da luz. 
Truques para sobreviver à crise e à subida dos preços

Como sobreviver à crise? Deco sugere roteiro com 18 medidas

A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás são duas das 18 sugestões do roteiro para sobreviver à crise elaborado pela Deco. Lançado quando se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), o roteiro da Deco pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam "promover o bem estar social e económico dos cidadãos”.
Custo da energia está a disparar em Portugal

Preço da luz e gás a subir: sabe tudo sobre a tarifa social de energia

O aumento do preço da eletricidade é uma despesa que está a dar muitas dores de cabeça aos portugueses, que estão a ver o orçamento familiar correr o risco de derrapar na sequência da subida galopante da fatura da luz. A crise energética que se faz sentir em Portugal e no mundo é a grande culpada da subida dos preços. Importa saber, portanto, como é possível reduzir os custos. Será a tarifa social de energia uma hipótese a ter em conta? Ajudamos-te nesta questão.
Preço da luz não para de subir devido à crise energética

Eletricidade cada vez mais cara: como se calcula o preço a pagar?

O preço da eletricidade tem vindo a aumentar na sequência da guerra na Ucrânia. Uma despesa, a juntar a outras, que está a ter impacto nos orçamentos familiares. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
Construção sustentável em Portugal

Construir casas eficientes: “Muitas vezes traz poupança aos projetos”

A construção sustentável está hoje na ordem do dia. A Comissão Europeia está a preparar-se para aplicar uma nova diretiva que vai pressionar os proprietários a melhorar a eficiência energética dos edifícios. E também em Portugal têm surgido várias iniciativas neste sentido. Mas será possível construir casas sustentáveis a preços acessíveis às famílias? A responsável da área de negócio do Ambiente do Grupo Monte garante que sim. “A gestão inteligente dos recursos que vão ser utilizados na construção (…) muitas vezes até traz poupanças ao projeto”, explica Patrícia Gonçalves em entrevista.
Dicas para poupar energia em casa

Energia a subir? Dicas para baixar o valor da fatura e ser sustentável

O custo da energia é um dos que mais pesa no orçamento mensal das famílias, sendo uma despesa que tem vindo a subir nos últimos tempos, na sequência da crise energética que se vive um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o preço da eletricidade em mercado regulado aumentou 1,6% em janeiro, em relação ao mês anterior, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média do ano passado. É crucial, portanto, poupar. Quer na carteira quer no planeta. Como? Damos algumas dicas sobre o tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Como estar em teletrabalho e manter a casa quente?

Como trabalhar em casa sem ter frio e... sem ligar o aquecimento?

O teletrabalho, ou o modelo de trabalho híbrido, ganhou força com o aparecimento da pandemia, sendo que muitas empresas acabam por permitir que os colaboradores trabalhem a partir de casa. Mas nem tudo são boas notícias: é que em tempos de inflação alta e de custo de vida a aumentar, nomeadamente por via da energia, muitas pessoas aquecem a casa com sistemas de aquecimento, o que faz disparar a fatura da luz e do gás. Mas há formas de manter a casa quente (e quem lá vive) de forma sustentável. Fica a saber como.
árvore de natal

Quanto gasta uma árvore de Natal iluminada?

Determinar quanto consome uma árvore de Natal iluminada pode depender de vários fatores. Como, por exemplo, o tamanho e tipo de luzes. A pensar nisso, deixamos-te um guia rápido para calcular uma média de custos de energia em tempos de aumento de preços.
Como aquecer a casa com a chegada do frio

Frio em casa: dicas que ajudam a aquecer o lar e a poupar na fatura

Dados recentes da Comissão Europeia concluem que Portugal é o quinto país da União Europeia (UE) em maior risco de pobreza energética, um cenário que se tende a acentuar com o contexto atual, marcado por altas taxas de inflação e, consequentemente, por perda de poder de compra. Aquecer a casa é, no entanto, crucial, tendo em conta o frio que se faz e fará sentir. Mas fazê-lo significa também gastar mais em eletricidade e/ou gás. No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas que podem ajudar a aquecer a casa e, ao mesmo tempo, a gastar menos energia e dinheiro.  
Eficiência energética das casas

Casas de baixa eficiência energética dão garantia a 63% das hipotecas

Melhorar a eficiência energética das casas está na ordem do dia, num momento em que o combate às alterações climáticas está a ganhar força e os preços da energia estão a subir. Mas em Portugal ainda há muito a fazer a este nível, tendo a Comissão Europeia alertado que o nosso país é o quinto da UE com maior risco de pobreza energética. E este cenário traz riscos para a desvalorização de ativos, quer para as famílias quer para o próprio sistema bancário português, já que 63% dos créditos habitação são garantidos por casas de baixa eficiência energética, aponta o Banco de Portugal (BdP).