A Deco tem um novo Balcão de Habitação e Energia em parceria com os municípios. O idealista/news dá a informação ao consumidor.
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Preço da luz não para de subir devido à crise energética
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O preço da eletricidade tem vindo a aumentar em Portugal na sequência da guerra na Ucrânia. Uma despesa, a juntar a outras, que está a ter impacto nos orçamentos familiares. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.

*Neste artigo preparado pela Deco para o idealista/news, o sexto elaborado no âmbito da parceria, falamos sobre o impacto da fatura da luz na carteira e como é possível minimizá-lo. Explicamos tudo.

A eletricidade está cada vez mais cara. Sabes que tipos de tarifas há e como se cálcula o preço da eletricidade?

O preço que o consumidor paga numa fatura de eletricidade é constituído por vários elementos: 

O termo variável, o fixo e ainda eventualmente serviços adicionais, sendo que o primeiro varia em função do consumo de energia do consumidor e o segundo reflete um preço fixo diário correspondente à potência contratada por cada consumidor. 

Cada um destes termos, inclui:

  • A tarifa de acesso às redes, mais conhecida por (TAR), é paga por todos os consumidores, estejam eles no mercado livre ou no mercado regulado e é resultado da soma de várias tarifas distintas (de uso global de sistema, da utilização de rede de transportes, do operador logístico de mudança de comercializador, entre outras);
  • Paga-se ainda a tarifa de energia e a tarifa de comercialização, que é fixada pela ERSE no mercado regulado e livremente fixada no regime de mercado liberalizado. 

Já no que diz respeito aos serviços adicionais, é importante que estejas atento, uma vez que, por vezes, o preço é pago de forma global, mas o contrato de prestação destes serviços é feito com outros prestadores que não os comercializadores de energia

Por este motivo é importante estares atento às condições contratuais e a eventuais períodos de fidelização associados. 

O consumidor poderá ter de pagar ainda outros serviços, como é o caso do restabelecimento de energia, mas tudo dependerá da tua situação em concreto.

Preço da eletricidade sempre a subir
Foto de Markus Spiske on Pexels

Já utilizaste algum simulador para comparar os custos de energia em vários comercializadores?

Que simulador de preços de eletricidade posso usar?

Podes aceder ao site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ou diretamente neste link. O acesso é livre e a ferramenta é fácil de utilizar.

Para que serve o simulador de preços de energia?

O simulador compara todas ofertas comerciais de eletricidade em Portugal Continental para os consumidores. Basta selecionares a escolha de energia que se adequa ao que pretendes: eletricidade, gás natural ou dual. 

Como utilizar o simulador?

Uma vez na ferramenta, opta pela simulação rápida ou personalizada e edita os teus dados depois na página de resultados. Na simulação rápida verifica se os resultados são adequados ao teu caso para, se necessário, os ajustares com os filtros disponibilizados.

Posso experimentar várias opções de consumos?

Sim. Podes simular com diferentes valores de potência contratada, horários e períodos de consumo, tipos de pagamento e faturação e, claro, filtrar as ofertas comerciais pelos diversos comercializadores. 

É possível comparar as diversas ofertas de preço?

Basta selecionares as ofertas mais apelativas no canto superior direito e clicares no botão “comparar”. Analisa toda a informação que o simulador oferece, inclusivamente sobre as várias parcelas da fatura final, e podes guardar essas propostas dos comercializadores no(s) teu(s) equipamentos.

E depois? Como devo contactar e até contratar nova oferta comercial?

Deves contactar diretamente o comercializador com o qual queres realizar novo contratar e expor o teu interesse. Lê atentamente a proposta apresentada antes de contratar este serviço público essencial.

Contacta-nos que podemos ajudar-te e aconselhar neste processo. Estamos à tua espera no Balcão de Habitação e Energia, uma parceria da Deco com as autarquias.

E no teu município existe Balcão de Habitação e Energia? Informa-te e solicita este serviço!

*Contacta a Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via Skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

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