Gás natural em casa

Gás natural em casa: como pedir a inspeção e porque importa fazê-lo

O que fazer quando se muda de casa e se passa a ter gás natural, em vez da tradicional botija de gás? O primeiro passo é contactar uma entidade inspetora de gás e requisitar uma inspeção, até para evitar, por exemplo, riscos de incêndio. Seguem-se, depois, as inspeções periódicas, que no caso de edifícios residenciais devem ser efetuadas de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
Apoio bilha solidária

Bilha solidária: o apoio para quem compra a botija de gás

Com o objetivo de responder à crise energética e aos aumento elevados dos preços da energia, o Governo decidiu prolongar o programa "bilha solidária" até 2025. Os consumidores elegíveis deste apoio, vão poder receber do Estado uma comparticipação de dez euros, por mês, por garrafa.
Preço da botija de gás terá um valor máximo de 23,90 euros

Preço da botija de gás terá um valor máximo de 23,90 euros

O preço máximo do gás engarrafado (GPL) – as chamadas botijas de gás – vai voltar a ter um valor máximo, anunciou o Governo esta quarta-feira (13 de janeiro de 2021), depois da reunião do Conselho de Ministros. Uma medida que entra em vigor com o novo confinamento geral, que começa esta sexta-feira (15 de janeiro), e que já tinha sido aplicada no primeiro confinamento geral. Uma novidade que consta no Decreto n.º 3-A/2021, já publicado em Diário da República. Uma garrafa de gás butano de 13kg, a mais usada para cozinhar e aquecer a casa, pode custar no máximo 23,90 euros até final do mês de janeiro.