
As previsões do FMI para o crescimento do PIB em 2024
O crescimento do PIB e a queda da inflação deixam antever perspetivas mais positivas para 2024, embora permaneça o cenário de cautela nas economias globais, de acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). No caso de Portugal, antecipa-se um crescimento de 1,5%.

Algarve é a 2ª região da UE com maior perda de PIB face à pré-pandemia
Em 2021, o Algarve foi a segunda região da Europa com maior perda de riqueza face a 2019, ou seja, face ao período pré-pandemia. Apenas as ilhas Baleares, de Espanha, tiveram uma maior queda no PIB real durante os dois períodos em análise. Esta é uma das conclusões a retirar dos dados divulgados esta segunda-feira (20 de fevereiro), pelo Eurostat. Os mesmos indicam que a maior parte do território português tem um PIB per capita inferior a 75% da média europeia.

Guerra “mata” retoma: crescimento do PIB recua e inflação dispara
O crescimento da economia dos países da Zona Euro está a abrandar a olhos vistos e a perder gás, num contexto de alta inflação e marcado pela incerteza. A invasão da Rússia à Ucrânia, que aconteceu a 24 de fevereiro, fez soar os alarmes, que teimam em manter-se bem ativos.

Há 17 anos que a economia portuguesa não crescia tanto: 2,7%
A economia portuguesa cresceu 2,7% no conjunto de 2017. É preciso recuar ao ano 2000 para encontrar um crescimento do PIB superior a 2,7%, ano em que a economia avançou 3,8%, segundo os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Radiografia do dia: Previsão do crescimento do PIB em vários países em 2014 e 2015
Este gráfico indica qual é a previsão de crescimento do PIB em diferentes países. Segundo a Bloomberg, os EUA, a Zona Euro e a Índia vão crescer este ano enquanto Japão e China registarão uma desaceleração no crescimento do PIB. Segundo as revisões do Fundo Monetário Internacional, a economia portuguesa crescerá entre 1% e 2% este ano.