Crescimento do PIB deverá ser de 3,1%, ligeiramente acima da previsão de outubro. Em Portugal, o aumento será menor (1,5%).
Comentários: 0
Aumento do PIB em Portugal e no mundo
Visual Capitalist

O crescimento do PIB e a queda da inflação deixam antever perspetivas mais positivas para 2024, embora permaneça o cenário de cautela nas economias globais, de acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). No caso de Portugal, antecipa-se um crescimento de 1,5%.

Apesar de os investidores preverem, no caso dos EUA, que os cortes nas taxas de juro possam ocorrer já em maio, a Reserva Federal norte-americana já sinalizou que não irá “declarar vitória” demasiado cedo. À medida que os países, em todo o mundo, “navegam” num cenário complexo e incerto, continua a haver uma série de riscos, incluindo picos inflacionistas, aumentos crescentes da dívida ou quedas nas poupanças dos consumidores.

Este gráfico, do Visual Capitalist, mostra as projeções de crescimento do PIB a nível global este ano, com base nas previsões do FMI atualizadas em janeiro de 2024. Espera-se que o crescimento real do PIB aumente 3,1%, ligeiramente acima da previsão de outubro do ano passado.

Embora se espere um crescimento positivo em todas as regiões, este varia bastante entre países e regiões devido a vários fatores, que vão desde os efeitos de custos de financiamento mais elevados até à baixa confiança dos consumidores.

Prevê-se que o crescimento mais baixo de todas as regiões seja observado na Europa (0,9%), sendo que no caso de Portugal o crescimento poderá ser maior, de 1,5%.

As grandes economias europeias crescerão abaixo da média mundial, incluindo Espanha (1,5%), França (1%), Itália (0,7%), Alemanha (0,5%) e Reino Unido (0,6%). Números bem distantes dos previstos, por exemplo, para Irlanda (3,3%), EUA (2,1%) e China (4,6%).

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta