Acordo permitirá “à Grécia manter-se de pé”, disse o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras.

Grécia: acordo para terceiro resgate alcançado com unanimidade

“Agreement” (“Acordo”). A palavra foi escrita pelo primeiro-ministro belga Charles Michel na rede social Twitter e coloca um ponto final na incerteza em torno do futuro da Grécia. Um acordo conseguido “por unanimidade” e após uma longa maratona negocial em Bruxelas, confirmou, também no Twitter, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu.

Grécia: os cenários possíveis depois do "não"

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, deu ao povo o poder para decidir o futuro do país. O 'não' às medidas europeias sobrepôs-se ao 'sim' e a vontade do povo fez-se ouvir. Entretanto, esta manhã, Yanis Varoufakis apresentou a sua demissão como ministro das Finanças da Grécia, argumentando que a sua saída vai facilitar as negociações no Eurogrupo. E agora, o que se segue?
Carta enviada pelo primeiro ministro grego aos credores, divulgada pelo FT

Tsipras aceita acordo com credores da Grécia

Parece haver finalmente fumo branco na "guerra" da Grécia. O primeiro-ministro grego enviou, ontem à noite, uma carta aos diretores do FMI, Comissão Europeia e BCE em que se compromete a aceitar a proposta dos credores.

Grécia: afinal ontem no Eurogrupo houve um acordo que foi vetado no último minuto

O comunicado do Eurogrupo que ontem foi vetado por Alexis Tsipras previa a extensão do programa da troika à Grécia. O Financial Times noticia hoje que chegou mesmo a haver um acordo, mas o líder helénico vetou-o no último minuto e a reunião dos chefes de finanças da Europa acabou por terminar sem conclusões. Na próxima semana, a Grécia volta à mesa das conversações.
Grécia: as 6 medidas para o setor imobiliário que levaram o Syriza ao poder

Grécia: as 6 medidas para o setor imobiliário que levaram o Syriza ao poder

A Grécia disse no domingo que não à austeridade. O partido de esquerda Syriza conseguiu 36,3% dos votos nas eleições gerais e já chegou a acordo com o partido de direita nacionalista Gregos Independentes para formar um governo conjunto. À parte das grandes reformas, o programa eleitoral do partido de Tsipras, que quase conseguiu a maioria absolita, promete seis grandes medidas para o setor imobiliário.