Pacote fiscal da habitação custará entre 200 a 300 milhões de euros
O número ainda não é oficial, representa uma estimativa, mas o pacote fiscal para a habitação apresentado pelo Governo em dezembro tendo em vista a colocação de mais casas no mercado deverá ter um impacto orçamental entre 200 e 300 milhões de euros, adiantou o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
Construção e reabilitação: luz ao fundo do túnel para haver mais casas?
O ano de 2025 foi “fértil” em notícias relacionadas com o setor da construção e da reabilitação, sendo evidente que é crucial aumentar a oferta de casas para dar resposta à crise na habitação que se vive em Portugal e também noutros países europeus, como reconheceu a Comissão Europeia, que anunciou um plano de emergência para dar gás à habitação acessível na Europa.
Edifício Barata Salgueiro 28 (Lisboa) muda de mãos e terá casas de luxo
É mais um negócio que comprova que Portugal continua na mira dos investidores imobiliários. Falamos da venda do edifício Barata Salgueiro 28, localizado no coração de Lisboa – na rua com o mesmo nome, perto da Avenida da Liberdade –, que foi comprado por uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co, sediada em Londres. Um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, sendo que ali vai nascer um projeto residencial de luxo.
“O mercado residencial de luxo vive uma dinâmica de pressão crescente”
João Cília, que assumiu o cargo de CEO da mediadora imobiliária Porta da Frente Christie’s em março de 2023, diz ao idealista/news, sem rodeios, que “o mercado residencial de luxo em Portugal vive uma dinâmica de pressão crescente”, com a procura a ser elevada – “Há um interesse cada vez mais concentrado nos segmentos Affluent e Premium, ou seja, nos imóveis que se situam entre os 10% e os 2% mais caros do mercado” – e a oferta escassa, havendo “uma falta estrutural de imóveis”. Para o gestor não restam dúvidas de que “os compradores estão mais ativos e exigentes, enquanto a oferta continua limitada, mantendo os preços em subida e pressionando todos os segmentos”.
O que está por detrás da tensão entre EUA e Venezuela?
O início do ano de 2026 ficou marcado, a nível político-económico, pelo anúncio, por parte de Donald Trump, presidente dos EUA, da captura e detenção do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da sua mulher. Dois países, de resto, que enfrentam há anos vários litígios. O Governo português está a acompanhar a situação e pede à numerosa comunidade portuguesa no país que fique em casa. Entretanto, Delcy Rodríguez foi indicada para assumir a presidência interina da Venezuela.
Divórcio: de quem é a casa construída no terreno próprio de um cônjuge?
Um processo de divórcio, além de ter impacto direto a nível emocional entre as pessoas envolvidas, pode ser uma verdadeira dor de cabeça (também) em termos burocráticos, tendo impacto direto, por exemplo, nos ativos imobiliários detidos pelo ex-casal. Um exemplo: após o divórcio, de quem será a casa construída num terreno próprio de um dos cônjuges? Respondemos com fundamento jurídico.
Sede de associação empresarial em Évora à venda em leilão por 1,1 milhões
O edifício da sede da Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), que foi decretada insolvente pelo tribunal em julho do ano passado, a apenas duas semanas de comemorar o seu 135º aniversário, está à venda em leilão eletrónico, com o valor mínimo fixado em 1.148.400 euros.
Montante total de crédito habitação sempre a subir: acelera há 23 meses
O ano de 2025 confirmou algumas tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal, com a concessão de novos empréstimos a acelerar a bom ritmo, por exemplo, apesar dos preços das casas se manterem elevados. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), relativos a novembro de 2025, confirmam isto mesmo, tendo o montante total de empréstimos para habitação voltado a aumentar em termos anuais (9,8%), algo que aconteceu pelo 23º mês consecutivo.
Imobiliário português atrai celebridades: “Estas pessoas procuram paz"
A chegada a Portugal da mediadora imobiliária de luxo norte-americana Corcoran Atlantic é mais um sinal de que o segmento residencial premium continua na mira dos investidores. E depois de celebridades como John Malkovich, Monica Belluci, Michael Fassbender, Eric Cantona, Christian Louboutin, Madonna e Nicole Kidman, para citar algumas, terem investido em imobiliário em território nacional, haverá mais figuras públicas em vias de o fazer. Em entrevista ao idealista/news, Hugo Santos Ferreira, CEO da Corcoran Atlantic, confirma que o país “continua a ser muito atrativo e a merecer muito interesse por várias figuras públicas internacionais”. Os nomes não saem do baú, claro, por motivos de confidencialidade. “Mais uma razão para não poder fazer esse ‘disclosure’ ou avançar com nomes é porque estas pessoas procuram paz no nosso país”.
Viagem ao imobiliário de luxo: Portugal atrai investidores em 2025
A procura por casas de luxo em Portugal não arrefeceu, pelo contrário. Em 2025, os investidores imobiliários voltaram a ter os olhos postos no país. E mais casas houvesse no mercado à venda mais se venderiam, tal é o interesse existente. Este é o sentimento dos vários players auscultados pelo idealista/news ao longo do ano, desde promotores a mediadores imobiliários, passando por analistas e gestores de empresas. Confirma-se, portanto, que o país continua no radar de quem quer investir no setor, nomeadamente no segmento premium, havendo até imobiliárias de renome a começar a operar em território nacional, como por exemplo a Corcoran Atlantic.
