Stock de empréstimos para habitação aumentou 983 milhões de euros num mês, totalizando 110,1 mil milhões de euros em novembro.
Comentários: 0
Montante total de crédito habitação
Freepik

O ano de 2025 confirmou algumas tendências já identificadas no universo do crédito habitação em Portugal, com a concessão de novos empréstimos a acelerar a bom ritmo, por exemplo, apesar dos preços das casas se manterem elevados. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), relativos a novembro de 2025, confirmam isto mesmo, tendo o montante total de empréstimos para habitação voltado a aumentar em termos anuais (9,8%), algo que aconteceu pelo 23º mês consecutivo.

“Em novembro, o montante total de empréstimos a particulares cresceu 9,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior”, começa por explicar o BdP.

Relativamente a outubro, adianta o regulador liderado por Álvaro Santos Pereira, o stock de empréstimos para habitação aumentou 983 milhões de euros, totalizando 110,1 mil milhões de euros no final de novembro. “Em comparação com o mês homólogo [novembro de 2025], cresceu 9,8% (9,4% em outubro), mantendo a trajetória de aceleração observada desde janeiro de 2024”, é referido no boletim divulgado esta sexta-feira (2 de janeiro de 2026) pelo banco central. 

“O montante de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 144 milhões de euros em relação a outubro, para 33,5 mil milhões de euros. A taxa de variação anual foi de 7,9% (igual à observada no mês anterior), estabilizando nos 7,2% nos empréstimos para consumo e aumentando para 9,2% nos empréstimos para outros fins”, lê-se na nota

Construção e atividades imobiliárias em alta

No que diz respeito ao stock de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas, ascendia, no final de novembro, a 74,0 mil milhões de euros, mais 194 milhões que no final de outubro. Em termos homólogos, ou seja, face a novembro de 2025, o crescimento foi de 4,3% (igual ao observado em outubro).

De acordo com o BdP, o crédito ao setor da construção e atividades imobiliárias manteve a taxa de variação anual de 8,6%, tendo o setor das indústrias e eletricidade voltado a registar uma ligeira redução, passando de 1,1% em outubro, para 0,9% em novembro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta