Notícia do dia 20 de dezembro de 2016

Preços das casas disparam 7,6% e fazem-se 15,8% mais negócios

Preços das casas disparam 7,6% e fazem-se 15,8% mais negócios

Depois de um longo período de queda nos preços, há três anos que as casas em Portugal estão a valorizar e registaram agora a maior subida de sempre. Em termos médios, as habitações ficaram 7,6% mais caras no terceiro trimestre deste ano, face a igual período em 2015, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Deco Alerta: Tens humidade em casa? Então lê este texto até ao final

Deco Alerta: Tens humidade em casa? Então lê este texto até ao final

Com a chegada do frio e da chuva, muitas casas cedem à humidade, mas este fenómeno pode não ser um bicho de sete cabeças. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portuga e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, ajudamos-te a perceber como agir perante esta situação.

Habitação pesa um terço no orçamento das famílias em Portugal

Há quase 30 anos que os portugueses não gastavam tanto com a habitação. Em 2015/2016, os gastos com a casa - incluíndo as despesas com energia e combustíveis - consumiram 31,8%, atingindo um valor máximo que não se registava desde 1989, desde quando tem vindo numa trajetória de crescimento. Em contrapartida as famílias portuguesas estão a gastar menos com hotéis e restaurantes passando para 8,5%, valor que também é um mínimo histórico.
Edifício Leonel, projetado por Siza Vieira, tem 10 casas à venda no Chiado

Edifício Leonel, projetado por Siza Vieira, tem 10 casas à venda no Chiado

O histórico Edifício Leonel, situado na Rua do Carmo – umas das mais importantes ruas comerciais da baixa lisboeta – e projetado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, está a ser comercializado pela consultora imobiliária CBRE em parceria com a mediadora Método Imobiliária. São ao todo 10 apartamentos com tipologias T1 e T2 e com áreas entre 90 e 129 m2.

Perdão fiscal: termina hoje o período para aderires

Tens dívidas às Finanças ou à Segurança Social e pretendes beneficiar do novo perdão fiscal lançado pelo Governo? Fica então a saber que o período de adesão ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), com início no passado dia 4 de novembro, termina esta terça-feira. Até ao momento, já aderiram mais de 65.000 contribuintes, que beneficiam de um perdão total ou parcial dos juros e custas, sobre os 55 milhões de euros que pagaram.

Em 2017, salário mínimo sobe 557 euros e TSU baixa, propõe Governo

A partir de janeiro de 2017, o Salário Mínimo Nacional (SMN) vai subir para 557 euros, face aos atuais 530 euros mensais. Isto se for aprovada a proposta de atualização do Governo, apresentada esta segunda-feira aos parceiros sociais. Por outro lado, o Executivo diz estar disposto a baixar a Taxa Social Única (TSU) para as empresas, em um ponto percentual.