
Alojamento local no olho do furacão
A liberalização do alojamento local fez disparar o negócio em Portugal, sobretudo nas grandes cidades como Lisboa e Porto. A princípio como um rendimento extra para famílias, depois já com a operação de empresas especializadas, atraídos pela rentabilidade. Depois de um verdadeiro boom, as casas para turistas enfrentaram em 2016 várias frentes de batalha, começando a atividade a dar sinais de algum arrefecimento.

Estas são as 9 fotos com mais “likes”no Instagram do idealista Portugal
Estas fotos são as que mais chamaram a atenção dos utilizadores do Instagram do idealista em Portugal. São casas de sonho que estão localizados em todo o mundo, nomeadamente em Portugal, e que fizeram as delícias dos amantes da fotografia, e não só. Estas são as 9 fotos com mais “likes” no Instagram do idealista em Portugal, em 2016.

Casas de famosos: Do divórcio milionário de Jolie e Pitt ao império de Trump
Este foi um ano pródigo em negócios imobiliários milionários. Ou pela compra de mansões luxuosas por parte de atores e empresários, ou pela divisão de património na sequência de divórcios que deram muito que falar. Foi assim, por exemplo, com a separação de Brad Pitt e Angelina Jolie. Por outro lado, com a chegada à presidência dos EUA, foi possível perceber o quão vasto é o património imobiliário de Donald Trump.

A importância de dar uma segunda vida à casa...
Achas que tens pouco espaço em casa e não sabes onde e como arrumar a “tralha toda”? Queres aproveitar ao máximo os recantos da casa, mas tens dúvidas de como podes fazê-lo? Tens uma casa que queres valorizar e tornar mais atrativa para, por exemplo, colocares no mercado de arrendamento? Ao longo do ano demos-te várias dicas de decoração e conselhos de home staging para dares uma segunda vida ao teu lar, que vamos agora relembrar.

2016, o ano gordo do imobiliário, com mais vendas e casas mais caras
Mês após mês o setor imobiliário começou este ano a dar sinais de retoma e de uma vitalidade que não se vivia desde antes da crise em Portugal. E as melhores expetativas foram confirmadas ou até superadas: as operações de compra e venda dispararam e as casas subiram de preço. Estes resultados foram alimentados por uma forte procura de investidores estrangeiros, sobretudo no que toca o segmento de gama alta, mas também das famílias que voltaram a estar ativas no mercado de compra de habitação.

As casas da semana (de 26 a 30 de dezembro)
Às sextas-feiras o idealista/news mostra-te três casas especiais que estão anunciadas no idealista. São casas bonitas, com arquiteturas diferentes e localizações únicas, que estão à venda no portal e que podes "visitar" apenas com um clique. Estas são as casas da semana:

Investidores estrangeiros à conquista de Portugal
A carga fiscal no setor imobiliário não parece estar, pelo menos para já, a afugentar os investidores estrangeiros, que continuam a olhar para Portugal como um bom país para investir. Ainda assim, é necessário ter um ambiente fiscal estável e transparente para que a captação de investimento imobiliário estrangeiro continue a crescer. Esta foi uma das conclusões a retirar do Portugal Real Estate Summit, o maior encontro de investidores imobiliários internacionais já realizado no país.




Casas de fim de semana: Refúgio de pedra com vista para a serra em Arcos de Valdevez
Todas as semanas, o idealista/news mostra-te uma casa de fim de semana para que possas passar, num sítio especial, estes dois dias (ou mais) de descanso. Hoje vamos até ao norte do país, mais concretamente até Távora, em Arcos de Valdevez (Viana do Castelo), para conhecer uma espetacular casa rústica de pedra com piscina e vistas fantásticas para a serra.




O mistério da “casa-caverna” mais viral da internet
Há mais de seis anos que uma misteriosa e desorganizada casa aparece periodicamente em artigos sobre casas surpreendentes, idílicas ou subterrâneas. Trata-se de uma pequeno espaço de madeira construído numa pequena caverna.

Algarve: câmaras baixam IMI, mas mais de metade das casas são de não residentes
A Câmara de Loulé decidiu baixar, em 2017, a taxa do IMI para o mínimo estabelecido – 0,3% –, o que significa que os contribuintes vão pagar menos 20% de imposto que em 2016. Esta redução, a par da descida da taxa do IRS e da extinção da derrama, significam uma perda de cerca de dez milhões para os cofres municipais. São mais de 20 as autarquias algarvias que vão baixar o IMI, uma região onde mais de metade das casas são de não residentes.

Remax vende quase 3.000 imóveis com desconto até final de fevereiro
A tradicional época de saldos da Remax começou esta quarta-feira (28 de dezembro) e tem a duração de dois meses, terminando a 28 de fevereiro. São ao todo 2.934 imóveis – entre apartamentos, moradias, lojas, terrenos, escritórios, garagens e armazéns – que terão um desconto médio de 10% e até 70% sobre o valor de venda.

Água aumenta em Lisboa 38 cêntimos por fatura a partir de domingo
A maioria dos clientes domésticos da EPAL, que abastece de água o concelho de Lisboa, vai ter um aumento médio de 38 cêntimos mensais na fatura da água a partir de domingo. “Para a grande maioria dos clientes domésticos da EPAL, cerca de 85%, o novo tarifário para 2017 vai implicar uma atualização média de 38 cêntimos por mês (para um consumo médio mensal de 8 m3 e um contador de 15mm)”, informou a empresa.

Fisco notifica 60 mil proprietários para pagar IMI relativo a 2012
O Fisco enviou avisos a cerca de 60 mil proprietários para pagar o IMI relativo a 2012. Em causa estão contribuintes que achavam que estavam isentos, incluindo alguns com rendimentos baixos e património imobiliário de valor reduzido, e que têm agora um intervalo de “pelo menos seis meses” entre os prazos de pagamento do imposto, revelou o Ministério das Finanças.
CaixaBank vende 20 hotéis de luxo ao Fundo Apollo por 700 milhões
O banco catalão CaixaBank, maior acionista do BPI com 45,5%, está a desfazer-se de ativos que estavam a pesar nas contas na sequência de incumprimentos. Nesse sentido, vendeu 20 hotéis de quatro e cinco estrelas, no valor de 700 milhões de euros, ao Fundo de investimento norte-americano Apollo, que é dono da Tranquilidade e um dos interessados na compra do Novo Banco.
Taxa turística já rendeu 11,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa este ano
A cobrança da Taxa Municipal Turística (TMT) nas dormidas em Lisboa, entre janeiro e outubro, rendeu à Câmara Municipal de Lisboa 11,2 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões já foram aplicados na promoção e divulgação da capital. Segundo a autarquia, “estão ainda a decorrer os prazos de pagamento referentes a novembro e dezembro”, pelo que só “será possível ter dados relativos ao total de 2016” a partir de janeiro do próximo ano.