Notícia do dia 23 de junho de 2022

bairros LGBTI+

Bairros LGBTI+ friendly: quanto custa comprar ou arrendar casa?

A zona do Príncipe Real, em Lisboa, continua a ser a preferida desde há muito pela comunidade LGBTI+ para viver. Ainda assim, há outros locais a destacar-se no mapa dos bairros inclusivos mais procurados para comprar ou arrendar casa na Grande Lisboa – a tendência acentuou-se na pandemia e veio para ficar. O eixo da Avenida Almirante Reis é um deles, mas não só. As atenções estão voltadas, também, para a Margem Sul, nomeadamente Almada e Caparica. Afinal, quanto custa comprar ou arrendar casa nos bairros mais LGBTI+ friendly? E quais os efeitos da pandemia nas tendências de mercado e evolução dos preços? O idealista/news foi à procura de respostas, no âmbito do Pride Lisboa 2022.

Tens cães ou gatos? 3 cuidados a ter no verão

Depois da onda de calor no início do mês, o verão chegou envergonhado. Ainda assim, e como é de esperar, os dias quentes e soalheiros irão regressar. Quem tem animais de estimação em casa, como cães e gatos, deverá redobrar os cuidados nesta época do ano.
Juros no crédito habitação

Juros no crédito habitação: subidas são “normais” na economia

A subida das taxas Euribor tem elevado os juros dos empréstimos habitação e, por consequência, as prestações da casa. E este cenário tem alarmado as famílias que estão a pagar créditos habitação e as que pretendem contratar um para comprar casa. Acontece que, segundo diz fonte oficial da Associação Portuguesa de Bancos (APB), a subida e descida dos juros faz parte do “normal da economia”. E o que não é normal é haver um período tão longo de juros em terreno negativo.
escritórios

Mercado de escritórios a recuperar em Lisboa e no Porto

Após dois anos de pandemia, o mercado de escritórios continua a dar sinais de recuperação. Uma análise recente da Savills revela que Lisboa apresenta um bom ritmo de crescimento, tendo sido o mês de maio o terceiro melhor de 2022 em termos de absorção.
imobiliário verde

Investidores procuram imóveis “à prova do futuro”

Os investidores mostram-se cada vez mais preocupados com as práticas ambientais, sociais e de gestão em diferentes setores, e o imobiliário não é exceção. As estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) têm agora um papel de peso na tomada de decisões e impacto no valor dos ativos.
Bolha imobiliária em Portugal

Bolha imobiliária: Portugal é o sexto país da OCDE com maior risco

O risco de bolha imobiliária está a estremecer várias economias mundiais. À medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juro diretoras, os juros dos créditos habitação sobem apertando os orçamentos familiares que já estão pressionados pela inflação. E a tudo isto soma-se ainda o risco de recessão global. Se este contexto arrefecer a procura, os preços das casas podem mesmo começar a cair a pique e fazer estoirar a bolha em muitas economias. Portugal é uma das economias da Zona Euro em maior risco de bolha imobiliária.