Notícia do dia 18 de janeiro de 2023

pavilhão multiusos Gaia

Pavilhão multiusos em Gaia envolto em polémica vai (finalmente) avançar

O Pavilhão Multiusos Arcos do Sardão, em Vila Nova de Gaia, já deveria estar a funcionar. Mas o polémico concurso entre a autarquia, a ABB e os Irmãos Neves, e que culminou numa luta judicial, atrasou a empreitada, que só agora foi consignada. Investimento ronda os 8,5 milhões de euros e a obra deverá estar terminada em 2024.
Indemnizações para lesados pelo cartel da banca

Cartel da banca: associação estuda indemnizações para famílias lesadas

A história do cartel da banca, que envolve os principais bancos portugueses por terem partilhado informação sensível sobre crédito habitação durante dez anos, continua a correr tinta. Agora, sabe-se que a associação sem fins lucrativos Ius Omnibus está a preparar uma ação popular contra as instituições financeiras envolvidas no caso, para conseguir que as famílias recebam uma indemnização pelos danos causados.

Casa onde foi filmado o documentário sobre Harry e Meghan está à venda

A mansão onde o príncipe Harry e Meghan Markle filmaram o documentário da Netflix 'Harry & Meghan' está à venda. Muitos espectadores podem ter pensado que a casa deslumbrante pertencia ao duque e à duquesa de Sussex, mas o amplo complexo em Montecito, Califórnia, apenas funcionou como pano de fundo para o controverso documentário de seis episódios do casal.
imobiliário em Portugal

"Imobiliário é visto como uma proteção contra a inflação"

O imobiliário continua a ser visto como “um porto seguro” em momentos de incerteza, e Portugal um país atrativo para quem quer investir. Apesar da pressão sentida sobre o setor, devido ao aumento das taxas de juro, abriu-se uma janela para o capital privado, à procura de oportunidades num cenário “particularmente atraente face à escassez de propriedades prime nos mercados residencial e comercial”, segundo diz Marta Espírito Santo, Head of International Relations da Quintela e Penalva | Knight Frank em entrevista ao idealista/news. Para a responsável, imobiliário é visto como uma "proteção contra a inflação" e uma vantagem "devido aos benefícios de diversificação de portfólio que oferece".
Civilria compra dois edifícios em Lisboa para construir 50 apartamentos

Civilria compra dois edifícios em Lisboa – e ali vão nascer 50 casas

A promotora imobiliária Civilria, sediada em Aveiro, comprou dois edifícios no centro em Lisboa – os números 10 e 12 da Rua Engenheiro Vieira da Silva, na zona do Saldanha – por um valor a rondar os 10 milhões de euros. A operação tem como objetivo a conexão e reconversão num ativo único para uso residencial, estando prevista a construção de 50 apartamentos. 
Renegociar crédito habitação

Renegociar crédito da casa e ficar na lista negra? BdP diz que não

As novas regras de renegociação do crédito habitação já estão em vigor, permitindo às famílias encontrar estratégias para aliviar a sua taxa de esforço, num momento em que a inflação e os juros estão em alta. Mas há quem tenha receio de ficar marcado como cliente de risco por avançar com a restruturação do empréstimo. Sobre este ponto, o Banco de Portugal (BdP) veio esclarecer que quem renegociar o crédito habitação não terá qualquer “marcação específica” na Central de Responsabilidades de Crédito que permita a sua identificação por outros bancos.
Liderança, empreendedorismo e partilha em debate na Business Conference

Business Conference: partilha e liderança debatidas em Famalicão

"Histórias que inspiram, um evento de partilha para todos os empreendedores". Este é o mote para a primeira edição da Business Conference, que se realiza no dia 24 de janeiro de 2023, das 9h30 às 18h30, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão. Trata-se de um evento organizado pela rede de mediação imobiliária norte-americana Realty One, que aterrou em Portugal em 2022. “O que pretendemos é passar histórias de pessoas com sucesso reconhecidas em Vila Nova de Famalicão, de diversas áreas de trabalho, e transmitir estes testemunhos de bons hábitos aos empresários presentes”, começa por dizer ao idealista/news João Oliveira, CEO da Realty One Group Portugal.
Avaliação bancária das casas

Bancos: “Avaliação do imóvel não pode exceder o valor de mercado”

O Conselho da União Europeia aprovou o texto de compromisso sobre a implementação das reformas de Basileia III na legislação bancária da União Europeia (UE). E este diploma vem, portanto, reformar as práticas de supervisão bancária e terá implicações nas avaliações dos imóveis para efeitos de concessão de crédito habitação. Em concreto, o valor dos imóveis determinado na avaliação vai deixar de poder exceder o valor de mercado.
Governo quer saber tudo sobre os contratos de rendas antigas

Rendas antigas: estudo encomendado pelo Governo pronto até março

O Governo quer analisar as práticas internacionais em matéria de regulação da habitação e mostra-se muito atento, em particular, ao mercado de arrendamento em Portugal, tendo encomendado um estudo ao PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública.
Juros no Japão

Banco do Japão continua sem subir juros de referência

Os bancos centrais de todo o mundo estão empenhados em travar a subida da inflação, aumentando, para o efeito, as taxas de juro de referência. Mas há uma exceção à regra entre as maiores economias mundiais: esta quarta-feira o Banco do Japão (BOJ) optou novamente por manter a política monetária, deixando a taxa de juro nos 0%. Isto apesar de o banco central japonês antecipar a aceleração da inflação no país e de rever em baixa as perspetivas de crescimento da economia nipónica.
Habitação em Portugal é um problema antigo

Habitação: ministra tem 3 meses para encontrar soluções para problemas

O tema da habitação parece ter vindo a ganhar importância no contexto político nos últimos anos: em 2017 passou a haver uma secretaria de Estado da Habitação e há agora, desde o início do ano, um Ministério da Habitação, com Marina Gonçalves a tutelar a pasta. Com o preço das casas a escalar e o mercado de arrendamento a necessitar de ser dinamizado, aumentando-se a oferta, nomeadamente a preços acessíveis à generalidade dos portugueses, o primeiro-ministro António Costa faz questão de colocar a bola do lado da nova ministra da Habitação, salientando que tem três meses para encontrar soluções.
BPI muda-se para o Edifício Monumental, em Lisboa

BPI instala-se no Edifício Monumental – são 11 pisos de escritórios

O emblemático e histórico Edifício Monumental, localizado em Lisboa e propriedade da Merlin Properties, é a nova “casa” da Comissão Executiva do Conselho de Administração do BPI e de cerca de 1.000 colaboradores das empresas do Grupo CaixaBank em Portugal. São ao todo 14.000 metros quadrados (m2) de escritórios, num total de 11 pisos.  
Promoção imobiliária na Madeira

Madeira: "Sistemático bloqueio" do Governo atrasa construção de casas

O Governo da Madeira criticou esta quarta-feira (18 de janeiro de 2023) o “sistemático bloqueio” pelo executivo da República em assuntos prioritários para a região, apontando que provocou atrasos em projetos de construção de habitação a custos controlados apoiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência. Já os partidos da oposição consideram que a falta de habitação na região seria menos preocupante se o executivo tivesse investido mais no setor em vez de apostar em “obras inventadas”.