Notícia do dia 17 de janeiro de 2023

Programa Porto com Sentido apoia mercado de arrendamento

Porto com Sentido apoia rendas acessíveis: vantagens para todos

O Município do Porto criou o programa municipal “Porto com Sentido – Ampliar e Diversificar o Programa de Habitação a Preços Acessíveis na Cidade do Porto” (PcS) em que promove, em permanência, consultas públicas que visam o arrendamento de imóveis privados, no regime de renda acessível, no concelho do Porto. O objetivo é disponibilizar casas às pessoas e famílias da classe média, de forma a aumentar a oferta e o apoio à habitação a preços mais adequados aos respetivos rendimentos, através do subarrendamento das respetivas casas.
Emigração volta a aumentar em Portugal em 2021

Emigração volta a aumentar: 60 mil portugueses deixaram o país em 2021

Os portugueses estão a voltar a emigrar em força. Os números mais recentes apontam para que, em 2021, tenham emigrado pelo menos 60 mil portugueses, mais 15 mil que em 2020, ano marcado pelo subido aparecimento da pandemia da Covid-19. Em causa estão estimativas do Observatório da Emigração, divulgadas esta quarta-feira (11 de outubro de 2023).
casas de goya

Casa onde Goya viveu em Madrid está à venda por 250 mil euros

Esta residência do século XVIII localizada a 30 metros da Igreja da Assunção e da Plaza Mayor de Chinchón, na comunidade de Madrid, foi a casa do ilustre e magnífico pintor Francisco José de Goya, segundo o seu proprietário. Ele mesmo afirma que Goya se hospedou nesta casa durante as visitas ao seu irmão, o capelão de Chinchón. A casa está à venda no idealista por 250.000 euros.
Vender a casa rápido

Vendas expresso: 21% das casas fica menos de 7 dias no mercado

Apesar da alta inflação e da subida dos juros no crédito habitação, a procura de casas para comprar em Portugal continua a ser muito superior à oferta existente. E isso reflete-se no tempo em que as habitações estão no mercado: cerca de 21% das casas compradas em dezembro através do idealista estiveram à venda menos de uma semana. Já 15% esteve no mercado entre duas semanas e um mês, 21% entre um e três meses, 34% entre três meses e um ano e 9% mais de um ano, mostra um estudo publicado pelo idealista, o Marketplace imobiliário do sul da Europa.
Prestação da casa sempre a subir em Portugal

Prestação da casa sobe à boleia das Euribor: e o spread pode baixar?

Os dados mais recentes do Banco de Portugal deixam antever que se avizinham tempos cada vez mais complicados para as famílias com crédito habitação, sobretudo as que têm os respetivos empréstimos indexados às taxas Euribor variáveis. As estimativas do regulador apontam para que 54% destes mutuários vejam a prestação da casa atualizada até fevereiro de 2023, sendo que os financiamentos mais recentes são os que vão sentir um maior agravamento na mensalidade a pagar ao banco. Será que a renegociação do spread é uma opção a ter em conta, para tentar atenuar a subida das taxas Euribor? Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
viagens 2023

Locais a visitar em 2023: 10 destinos imperdíveis segundo o Booking

O arranque do ano é a altura certa para organizar e planear férias. A pensar nisso, o Booking elaborou o ranking de locais a visitar em 2023 - lugares diferentes e a não perder neste ano que se inicia para viagens mais longas ou pequenas escapadinhas. Analisando as reservas feitas pelos utilizadores, o portal elaborou uma série de destinos para todos os gostos e carteiras.

Casas pequenas: soluções para ter uma cama extra para visitas

Vives num apartamento pequeno, e apenas com os quartos suficientes. Por isso, quando chega um hóspede, tens que gerir bem o espaço para que ele possa passar a noite. Não há milagres quando os metros quadrados (m2) são escassos, mas há sempre forma de arranjar algum espaço para receber família ou amigos em casa. No artigo de hoje, deixamos-te algumas alternativas para teres uma cama extra em casa sem ocupar espaço no dia a dia. 
alterações climáticas

Seguro da casa: secas, inundações e vendavais pressionam preços

As alterações climáticas são uma realidade, e os eventos extremos cada vez mais frequentes. Desde períodos de seca prolongada a mau tempo e inundações, como as que atingiram as regiões de Lisboa e Porto nas últimas semanas, e que provocaram grandes estragos. A frequência destes fenómenos poderá vir a agravar os seguros das casas, especialmente em zonas de risco.
Estrangeiros compram casa em Espanha

Governo das Baleares quer proibir compra de casa por estrangeiros

Os preços das casas nas ilhas Baleares, em Espanha, estão a escalar. Tanto que o preço do metro quadrado (m2) nesta comunidade autónoma chegou aos 3.706 euros em 2022 (+10,5% que em 2021), um valor acima do registado na Comunidade de Madrid (3.122 euros/m2) e na Catalunha (2.333 euros /m2), mostram os dados do idealista. Foi por isso mesmo que o Governo das Baleares criou uma comissão para estudar a proibição da compra de casas por cidadãos, estrangeiros ou não, que vivam nesta comunidade autónoma há menos de cinco anos.
humidade em casa

Guia para acabar com os problemas de humidade em casa

Acabar com a humidade em casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. E neste inverno em particular, o problema está a afetar muitos portugueses. Bolores, infiltrações, mofo, manchas nos tetos ou paredes, fachadas danificadas, maus cheiros ou objetos estragados são algumas das principais queixas de quem tem de combater estes “sintomas” que aparecem nesta época do ano. E que além de danificarem a casa, são prejudiciais à saúde. O idealista/news decidiu preparar um guia para combater a humidade em casa com dicas para prevenir, controlar e atenuar este problema.
Luz verde para licenciamentos mais rápidos em Lisboa

Licenciamentos em Lisboa: “Em 2022 houve um arrumar da casa”

O tema dos atrasos nos processos de licenciamento de projetos urbanísticos há muito que está na ordem do dia em Lisboa. Os promotores imobiliários têm vindo a lamentar a situação e reclamam uma agilização rápida dos processos. Joana Almeida, vereadora do urbanismo da CML, garante que a autarquia está atenta ao tema e adianta que “em 2022 houve um arrumar da casa e um definir de uma estratégia para a cidade em vários objetivos estratégicos”. “Entraram 1.714 projetos e foram decididos quase 1.800. Conseguimos inverter o que aconteceu em 2021, em que entraram mais do que foram decididos”, revela.

Como aquecer a casa? Recuperadores e caldeiras baixam IVA para 6%

O frio está a chegar a Portugal, num momento em que a crise energética está instalada no espaço europeu. Foi a pensar nisso que o Governo aprovou no Orçamento de Estado 2023 (OE2023) a redução do IVA de 23% para 6% em vários equipamentos para aquecer a casa. O IVA está, portanto, reduzido na compra de recuperadores de calor, salamandras ou caldeiras a biomassa.
Recessão económica

Portugal e Zona Euro escapam a recessão económica, acreditam líderes

A inflação, a crise energética e a subida dos juros diretores pelo Banco Central Europeu marcaram o ano de 2022. E ao ver os estímulos ao consumo e ao investimento a desvanecer, foram muitos os que colocaram em cima da mesa um cenário de recessão económica na Europa. Mas, para já, as economias têm-se esquivado a este cenário. O governador do Banco de Portugal está confiante de que é possível evitar uma recessão na Zona Euro, até porque o crescimento resistiu no quarto trimestre de 2022. E também Portugal deve escapar à contração económica no curto prazo, acredita o ministro das Finanças.

Controlo das rendas das casas: mecanismo é adotado por 13 países da UE

Os mecanismos de controlo de rendas são adotados por 13 dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), diz estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Em causa está a aplicação de regulamentos à fixação das rendas das casas ou ao controlo do seu aumento, por exemplo. Portugal é um dos países onde não existe um sistema de regulação das rendas das casas, segundo a OCDE, apesar haver exceções como é o caso dos contratos de arrendamento anteriores a 1990.
Mercado de habitação em Portugal

Governo vai reforçar estudo da regulação da habitação e arrendamento

O Governo de António Costa está empenhado em aprofundar os estudos sobre o mercado residencial português, depois de ter criado o Ministério da Habitação. Esta terça-feira, dia 17 de janeiro, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) atribuiu ao PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública a realização do estudo relativo ao mercado da habitação, focando a situação atual do mercado de arrendamento no nosso país. Mas não só.