Notícia do dia 27 de março de 2023

Singapura

Singapura lidera aumento das rendas à frente de Nova Iorque e Londres

No ranking da Knight Frank das cidades mais caras do mundo para arrendamento ‘prime’, os dados do quarto trimestre mostram que as rendas cresceram mais de 28% em Singapura. Globalmente, houve um aumento anual de 10,3% neste mercado residencial de luxo, mas desde a alta de preço em março, os preços caíram 11,8%. Nova Iorque (18,6%) e Londres (17,8%) ocupam o segundo e o terceiro lugar no ranking.
Comprar uma minicasa

Viver em minicasas: oferta de apartamentos com menos de 30m2 é escassa

O conceito de casa tem vindo a mudar ao longo do tempo. Hoje, viver numa casa funcional, eficiente e confortável é valorizado por muitos. E para que isso seja possível não é preciso muito espaço. É neste contexto que surgem as minicasas, que pode ser uma ótima solução – e, por vezes, mais barata – para quem não precisa de muito espaço para viver. Mas encontrá-las no mercado residencial português pode não ser tarefa fácil, já que só 1,3% dos apartamentos para arrendar anunciados no idealista têm uma área inferior a 30 metros quadrados (m2).

Torres Brancas: o edifício mais famoso de Madrid para filmagens

Pode-se dizer que em Madrid, em Espanha, há muita construção, muitos prédios de tijolos vermelhos e pouca arquitetura, mas falando desta última também há projetos muito interessantes. É o caso de um edifício junto à Avenida da América que se "mostra" orgulhoso como se fosse orgânico, como

Antiga mansão de Bernie Madoff nos Hamptons à venda por 13 milhões

O economista Bernie Madoff entrou para a história como autor de um dos maiores esquemas de pirâmide da história com seu método Ponzi. Exemplo dos males que levaram à crise financeira mundial de 2008, ele foi condenado a 150 anos de prisão e perdeu a maior parte dos seus bens. Como esta mansão em frente à praia de Montauk, na área exclusiva de The Hamptons, em Nova Iorque.
Crise financeira na europa

Elevada incerteza no setor financeiro pede vigilância, diz FMI

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, pediu este domingo, dia 26 de março, para "se permanecer vigilante" face à "elevada incerteza" no setor financeiro, comentários que surgem depois das recentes turbulências com os bancos ocidentais.
Avaliação bancária das casas

M2 das casas vale 1.478 euros em fevereiro: o 2º maior valor de sempre

Na hora de pedir um crédito para comprar casa, um dos passos necessários prende-se com a avaliação bancária da habitação, uma vez que os bancos concedem o empréstimo tendo em conta o menor valor entre a avaliação e o preço da casa no mercado. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam agora que o valor mediano de avaliação bancária fixou-se em 1.478 euros por metro quadrado (euros/m2) em fevereiro de 2023, menos 7 euros face a janeiro. Mas, ainda assim, este é o segundo valor mais alto desde que há registos contabilizados pelo instituto. Já o número de avaliações caiu 8% face ao mês anterior e 29,2% comparando com o mesmo período de 2022.
Medidas do mais habitação

Governo focado em tornar o Mais Habitação "exequível", diz ministra

São várias as críticas que têm chovido sobre o pacote Mais Habitação. Até por parte do Presidente da República que afirmou recentemente que o programa possui “leis cartazes”, sendo “inexequível e inoperacional”. Mas mesmo confrontada com estas críticas de Marcelo Rebelo de Sousa, Marina Gonçalves, ministra da Habitação, reforçou que o Governo “está concentrado (…) na discussão pública e na exequibilidade das medidas”. “O que nos deve mover e fazer concentrar é tornar estas medidas eficazes e exequíveis. Temos mesmo de chegar às famílias com mais apoios e com mais habitação”, vincou.