Notícia do dia 18 de setembro de 2023

Zara Home con el diseñador belga Vincent Van Duysen

Zara Home vai do 'low cost' ao luxo: vende um roupeiro a 6.000 euros

Começou como uma secção da Zara, onde se vendiam velas perfumadas e pouco mais, mas aos poucos, a Zara Home foi ganhando peso dentro do mundo do design, com personalidade própria. E está a afastar-se daquela imagem de cadeia 'low cost', onde os produtos não tinham um custo muito alto. A mais recente novidade da marca foi lançar uma coleção de mobiliário de luxo, com a sua peça mais cara até à data: um roupeiro de madeira por mais de 6.000 euros.

A surpreendente reforma de uma agência bancária em dois apartamentos

O estúdio de design de interiores e arquitetura Clap Design transformou uma antiga instalação, que antes era uma agência bancária, em dois apartamentos de 50 metros quadrados (m2) cada na zona da Puerta de Hierro, em Madrid. Esta conversão foi realizada para a empresa especialista em recuperação de imóveis em desuso, a Re-aviva Smart Rebuilding. E o resultado é incrível.
Subida de juros sobe prestações da casa

Sufoco das famílias com juros altos? “Importa agir com antecipação”

Está traçado o caminho para um novo agravamento das prestações da casa nos créditos habitação a taxa variável. O Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir os juros diretores na passada quinta-feira (dia 14 de setembro), uma decisão que deverá dar um novo estímulo ao aumento da Euribor. A verdade é que com a prestação da casa a pesar cada vez mais sobre os rendimentos disponíveis, há cada vez mais famílias em dificuldades. Mas, nestes casos, “importa agir em antecipação, não procurando ajuda apenas numa situação limite”, alerta Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/créditohabitação em Portugal, em entrevista. Renegociar ou transferir os empréstimos poderá ajudar a reduzir a prestação da casa no final do mês.
casas por 1 euro em Chiaramonte

Casas por 1 euro tornam-se modelo para repovoar aldeias do Canadá

Professores da Universidade de Algoma, do Canadá, chegaram a Itália para estudar de perto o projeto de "Casas por 1 euro" do município de Chiaromonte, na província de Potenza. O objetivo? Replicar o projeto no estrangeiro. Em Basilicata, onde o despovoamento é um problema óbvio, estão a trabalhar arduamente para promover a recuperação de ativos imobiliários. O idealista/news conversou com a autarca de Lucânia, Valentina Viola.
travão rendas

Governo reúne com inquilinos e proprietários para discutir rendas

O Governo vai reunir esta semana com as várias associações do setor e com as centrais sindicais para discutir e analisar os temas relacionados com a atualização das rendas para 2024 e com os contratos de arrendamento anteriores a 1990. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, convocou para 21 e 22 de setembro as associações de inquilinos, as associações de proprietários, a UGT, a CGTP e a DECO.
apoios crédito da casa

Apoios ao crédito da casa devem ser aprovados esta semana

O Governo está a preparar apoios às famílias com crédito habitação. As medidas deverão ser aprovadas no Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, 21 de setembro de 2023. Para tal, o Executivo tem estado a “trabalhar de forma muito intensa nos últimos meses” com o Banco de Portugal e com a Associação Portuguesa de Bancos para atenuar o impacto da sucessiva subida das taxas de juro e, assim, “construir uma solução que seja eficaz, sólida para as famílias portuguesas”, adiantou o ministro das Finanças, Fernando Medina.
Produção na construção em Portugal

Produção na construção cresce 6,2% em julho

O Índice de Produção na Construção registou uma variação homóloga de 6,2% em julho, taxa superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada em junho, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Apoios à renda em Portugal

Jovens com apoios à renda duplicados? Haverá acerto em 2024

Com a subida dos preços das casas para arrendar, há cada vez mais jovens a candidatar-se ao programa Porta 65 de forma a obter um apoio ao pagamento da renda. Acontece que há jovens a receber tanto a ajuda à renda do Porta 65, como também o apoio extraordinário à renda que nasceu este ano com o Mais Habitação. Os casos de duplicação de apoios no arrendamento estão a ser identificados e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) garante que fará acertos a partir de janeiro de 2024, sem que os jovens tenham de proceder a devoluções.