
O montante total concedido pelos bancos no crédito ao consumo recuou 2,1% em julho face ao mês anterior e 3,4% face ao período homólogo para cerca de 620 milhões de euros, segundo dados divulgados esta sexta-feira (15 de setembro de 2023) pelo Banco de Portugal (BdP).
Segundo o regulador e supervisor bancário, a maior queda mensal – em julho face a junho – ocorreu nos cartões e descoberto, que diminuíram 5,6% para 101 milhões de euros. Já o montante concedido no âmbito do crédito pessoal caiu 4% para 269 milhões de euros. Por outro lado, o crédito automóvel cresceu 1,7% em termos mensais para 251 milhões de euros.
No que diz respeito ao número de novos contratos celebrados, também diminuíram (4,3%) nos cartões e descoberto em termos mensais, tendo passado de 70.234 em junho para 67.180 em julho. Comparativamente com o mesmo mês do ano passado, a queda nesta categoria foi de 0,4%.
Já o número de contratos relacionados com a concessão de crédito cresceu 0,9% face a junho para um total de 40.416 acordos. O mesmo aconteceu com o número de novos contratos para empréstimos automóveis, que subiu 4,6% num mês para 17.142 contratos.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta