Notícia do dia 11 de setembro de 2025

Calendários essenciais para planear o resto do ano com eficácia

Metade do ano já passou… e tu ainda estás a tentar perceber que dia é hoje? Calma, não estás sozinho. Para te ajudar a pôr ordem no caos, reunimos vários calendários que dá gosto ver: escolar, lunar, feriados, plantações... só não inclui fases da vida, mas quase. Seja para marcar férias, saber quando é lua cheia ou não plantar tomates fora de época — está tudo aqui. O teu “eu do futuro” vai agradecer porque improvisar até é giro, mas planear dá menos trabalho.
Christopher Luxon

Nova Zelândia pondera abrir mercado de casas de luxo a estrangeiros

A Nova Zelândia está a considerar permitir que investidores estrangeiros de elevado património adquiram imóveis de luxo no país, abrindo uma exceção à proibição que impede a compra de casas por não-residentes. A medida visa atrair capital estrangeiro e dinamizar o mercado imobiliário de alto valor, atualmente fechado à maioria dos estrangeiros.

A casa laranja que parece flutuar sobre as montanhas de Barcelona

É à quinta-feira que selecionamos uma casa de sonho para te apresentar. Hoje levamos-te até Sant Cugat del Vallès, perto de Barcelona, para conhecer a Casa Magarola, uma habitação que combina design arrojado com integração perfeita na paisagem montanhosa. O destaque vai para a sua fachada laranja queimado, que contrasta com a vegetação e as rochas, e para a estrutura elevada sobre colunas de betão, dando a impressão de que a casa flutua sobre o terreno. Um projeto que prova como a arquitetura contemporânea consegue unir sustentabilidade, conforto e impacto visual num só espaço.

“Empresas estão a transformar os escritórios em espaços mais humanos”

“As empresas estão a transformar os escritórios em espaços mais humanos, flexíveis e tecnologicamente avançados”. A garantia é dada por Vítor Cajus, Head of Project & Development Services na Cushman & Wakefield (C&W) Portugal, que revela, em entrevista ao idealista/news, que a procura por espaço de qualidade em Portugal, sobretudo em Lisboa e Porto, tem vindo a aumentar. “O escritório tradicional, onde se ia todos os dias, está a perder relevância. O futuro passa por espaços que promovem colaboração, cultura e bem-estar, adaptando-se às novas dinâmicas das equipas”, antecipa.
Bairro Alto

CML aposta na habitação acessível para jovens nos bairros históricos

A Câmara de Lisboa aprovou no dia 10 de setembro de 2025 um concurso extraordinário do Programa de Renda Acessível (PRA) para jovens até 35 anos, disponibilizando “cerca de 100 apartamentos” nos bairros históricos, e um outro para população de rendimentos baixos, com 31 casas. Os dois concursos foram discutidos e votados em reunião privada do executivo municipal, com a inclusão de alterações propostas pelos vereadores da oposição, na medida destinada aos jovens entre 18 e 35 anos.
Teixeira Duarte no PSI

Teixeira Duarte passa a negociar no PSI a partir de 22 de setembro

A Teixeira Duarte vai integrar o principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI, a partir do dia 22 de setembro, após a revisão levada a cabo pela Euronext, adiantou esta quarta-feira (10 de setembro de 2025), em comunicado. O principal índice da bolsa nacional vai passar a contar com 16 cotadas, o que não acontece desde a saída da Greenvolt em 2024.
Alojamento Local

CML: PSD/CDS trava proposta do PS para manter suspensão do AL

O PS na Câmara de Lisboa propôs, dia 10 de setembro de 2025, a votação da proposta para manter a suspensão do registo de novos estabelecimentos de alojamento local, mas a liderança PSD/CDS-PP recusou por considerar que “poderá estar comprometida na sua legalidade”. A suspensão está em vigor até dia 07 de novembro e serão acautelados todos os procedimentos necessários para que essa suspensão se mantenha até à aprovação da proposta de alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local.
Jovens a comprar casa

Comprar casa: queda de taxas aplicada em Portugal e 7 países da OCDE

Portugal foi um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que optou por aliviar a carga fiscal associada à habitação, ao introduzir a isenção de IMT e Imposto de Selo para jovens até aos 35 anos na compra da primeira casa. A medida, apresentada como forma de facilitar o acesso à habitação aos mais novos, insere-se numa tendência mais ampla de redução de impostos sobre a propriedade registada em outros sete países da OCDE.