Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

17 março 2014

Casas dos bancos são “lixo”, diz Luís Lima

Os bancos foram acumulando, com o passar do tempo e com o avolumar da crise, muitas casas, que ficaram na sua posse na sequência de incumprimentos com o crédito à habitação. Para Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), estes imóveis são de baixo valor e estão localizados em zonas com baixa procura.

Notícia sobre:

Mais de 100 inquilinos são despejados todos os meses

Em cerca de 13 meses – entre 8 de janeiro de 2013 e 28 de fevereiro deste ano – foram emitidos 1.414 títulos de desocupação de casas arrendadas, entre um total de 4.598 pedidos de despejo. Segundo dados oficiais provisórios, foram dados, em média, 109 títulos de ordem de despejo por mês através do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA).

Notícia sobre:

Chineses investem seis milhões em 22 apartamentos em Lisboa

Os chineses estão a apostar e força no mercado imobiliário nacional, sobretudo com a compra de apartamentos em Lisboa. Só no Martim Moniz, uma zona bastante central da capital, um grupo de investidores chineses fez uma proposta – à Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) – para a aquisição de 22 apartamentos.

Notícia sobre:

Redução de benefícios fiscais custa quase cinco milhões a portugueses

A redução dos benefícios fiscais, de isenções e de deduções custaram 4,82 mil milhões de euros aos bolsos dos portugueses entre 2011 e 2014. Ou seja, a despesa fiscal caiu 35% desde o pedido de resgate português.

Notícia sobre:

IMI: proprietários defendem redução de taxa para 0,1%

O Fisco já começou a enviar aos contribuintes as notas de liquidação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), cujo pagamento começa a ser feiro em abril. As contas contam, pela última vez, com a cláusula de salvaguarda que trava a subida do imposto. Para evitar que, em 2015, as famílias entrem em incumprimento, a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP) defende que a taxa desça para 0,1%, sendo que atualmente varia entre 0,3% e 0,5%.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: As companhias aéreas mais e menos seguras do Mundo

Este gráfico indica quais são as companhias aéreas mais e menos seguras do Mundo. Segundo a Airline Ratings, a australiana Qantas é a transportadora que demostrou ser mais segura. Na cauda da tabela encontra-se a Air Bagan, de Myanmar.

Notícia sobre:

Construção de edifícios diminuiu 24,1% num ano (gráficos)

A crise na construção parece ter vindo para ficar. A comprová-lo estão os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo a entidade, no quarto trimestre do ano passado, “os edifícios concluídos registaram uma diminuição de 37,6% (-27,6% no 3º trimestre de 2013)” face ao período homólogo, “totalizando 4,4 mil edifícios”.

Notícia sobre:

Mais de 80 mil consumidores comparam preços do gás

Mais de 80 mil consumidores visitaram e partilharam informação no portal da Deco que compara preços da botija de gás engarrafado em 1.650 pontos de venda espalhados pelo país.

Notícia sobre:

Rumores

Notícia sobre: