Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

18 março 2014

Golden Visa: chineses exigem "renda garantida" por cinco anos

Os cidadãos chineses que compram casas em Portugal ao abrigo do programa dos Golden Visa (Vistos Dourados/Vistos Gold) querem rentabilizar o investimento. E, em regra, estão a exigir às imobiliárias e promotores uma espécie de "renda garantida", ao longo de 5 anos, no valor anual de 6% a 8% sobre o valor de compra, com a taxa de 6% a ser a mais comum.

Notícia sobre:

“Vamos voltar a ter spreads de 1%”, prevê Luís Lima

Os bancos fecharam a torneira do crédito à habitação, tendo, por exemplo, subido bastante os respetivos spreads nos últimos anos, o que tornou praticamente impossível pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Para Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a situação tende a inverter-se “dentro de um ano ou dois”.

Notícia sobre:

Singapura brilha nos "óscares do imobiliário"

Um dos eventos mais importantes do mundo no setor imobiliário, o MIPIM (Marché International des Professionnels de L'immobilier) – traduzindo à letra significa algo como Mercado Internacional dos Profissionais do Imobiliário –, distingue anualmente os melhores edifícios do mundo, daí serem considerados os "óscares do imobiliário". Na edição deste ano sublinhe-se a entrega de três galardões a edifícios localizados em Singapura.
Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução da criação de emprego nos países europeus

Este gráfico indica a evolução da criação de emprego nos países europeus entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado. Segundo o Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, Portugal foi uma das nações que apresentou melhores resultados: no quarto trimestre de 2013, o emprego cresceu 0,5% face ao período homólogo e 0,7% face ao trimestre anterior.

Notícia sobre:

Investimento imobiliário cresceu 198%

No ano passado, foram transacionados em Portugal 322 milhões de euros em ativos de imobiliário comercial, o triplo do volume registado em 2012 e quase o dobro dos 167 milhões movimentados em 2011. Segundo dados da consultora Cushman & Wakefield (C&W), o investimento imobiliário aumentou 198% no último ano.

Notícia sobre:

Porto: há mais de 1.100 famílias com rendas sociais em atraso

O vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, revelou que há “1.160 agregados” familiares residentes em bairros municipais com rendas em atraso. Segundo o responsável, o montante total das dívidas atingiu cerca de “450 mil euros” no ano passado, daí a autarquia ter decidido avançar com um “plano de incentivos de regularização de débitos”.

Notícia sobre:

Receita do Estado aumenta com fim da cláusula de salvaguarda do IMI

O Governo acredita que com o fim da cláusula de salvaguarda do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que termina este ano (imposto relativo a 2013), serão poupados 175 milhões de euros. Segundo as contas do Ministério das Finanças, para 2014 é estimada uma despesa fiscal de 718 milhões de euros com o IMI, menos 175 milhões que o previsto para 2013.

Notícia sobre:

Estudo diz que portugueses estão cada vez menos satisfeitos com democracia

Um estudo europeu que será apresentado esta terça-feira concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado "é compreensível" tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais.

Notícia sobre:

“Divergências insanáveis” afastam entendimento entre PS e Governo

São “divergências insanáveis” sobre a estratégia para equilibrar as contas públicas que separam o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Os dois líderes estiveram reunidos durante três horas mas não chegaram a um acordo sobre o pós-Troika.

Notícia sobre:

Rumores

Passos promete discutir aumento de salário mínimo: O primeiro-ministro comprometeu-se esta segunda-feira com os parceiros sociais a discutir o aumento do salário mínimo ainda este ano. A informação foi dada aos jornalistas pelas confederações sindicais e patronais após o encontro de quase três horas com Pedro Passos Coelho com vista à preparação do próximo Conselho Europeu, marcado para 20 e 21 deste mês.

Notícia sobre: