Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

10 março 2016

As ruínas do faraónico resort de luxo inacabado no meio do deserto do Egito

Em algum momento da década de 90, um grupo de investidores pensou que construir um faraónico empreendimento com cinco hotéis de luxo para turistas em pleno deserto do Egito, na península de Sinai, seria boa ideia. Aparentemente, não tiveram em conta os problemas legais para obter as autorizações necessárias, o elevado investimento ou a perda de turistas devido ao terrorismo islâmico. O resultado está à vista: o resort nunca chegou a ver a luz do dia e as estruturas ficaram abandonadas durante anos.
Notícia sobre:
Planta do Palácio de Belém (imagem publicada pelo Observador)

Conhece por dentro a nova "casa" de Marcelo, enquanto Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República ontem, 9 de março de 2016, depois de ter sido eleito no dia 24 de janeiro à primeira volta com 52% dos votos. Enquanto mais alta figura do Estado republicano, Marcelo vai agora ter uma nova "casa", no Palácio de Belém, tal como Anibal Cavaco Silva e os seus antecessores.

Notícia sobre:

Casas de sonho: A mansão “camaleão” que se camufla na floresta

Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Esta semana fazemos as malas a apanhamos o avião com destino aos EUA, mais concretamente às florestas do Condado de Door, no estado do Wisconsin, para conhecer uma casa de campo muito especial. Esta mansão “camaleão” foi projetada pelo estúdio Johnsen Schmaling Architects para uma designer gráfica e para o seu marido.
Notícia sobre:

The Edge Group à procura de parceiro estrangeiro para investir em imobiliário

O The Edge Group, o grupo de Pais do Amaral e de José Luís Pinto Basto, está à procura de um parceiro para investir em projetos de imobiliário. Uma estratégia que visa aproveitar o crescente interesse dos investidores estrangeiros em Portugal, sobretudo em Lisboa.

Notícia sobre:

Lisboa: dono da Altice doa um milhão de euros para construção de Museu Judaico

A construção do Museu Judaico de Lisboa, um projeto que há muitos anos está na prateleira, vai mesmo a avançar, tendo a Câmara Municipal de Lisboa (CML) já confirmado que o espaço abre portas em 2017 em Alfama. Novidade é o facto da fundação do patrão da Altice, Patrick Drahi, dono da PT, apoiar a construção do imóvel com um milhão de euros, um terço do custo do projeto.

Notícia sobre:

Arrendamento jovem: PSD questiona cortes no Porta 65

O PSD quer explicações do Governo para o corte de verbas, constante na proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2016, previsto para programa de apoio ao arrendamento jovem Porta 65. Em causa está uma redução superior a dois milhões de euros face a 2014.

Notícia sobre:

Câmara de Lisboa troca EDP por Endesa como fornecedor de energia

A elétrica espanhola Endesa ganhou o concurso da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para iluminar a capital portuguesa, durante um ano. O contrato, no valor de oito milhões de euros, permitirá uma poupança na ordem dos 500 mil euros na fatura da eletricidade de Lisboa.

Notícia sobre:

BCE volta a baixar taxas de juro para mínimos históricos

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira (dia 10) que baixou a taxa de juro diretora para um novo mínimo histórico de 0% - estava em 0,05% desde setembro de 2014. Desta forma, a entidade liderada por Mario Draghi não vai cobrar dinheiro aos bancos para se financiarem diretamente através do regulador.

Notícia sobre:

Sonae Sierra teve lucro de 142 milhões e aposta forte no Norte de África e nos mercados emergentes

A Sonae Sierra (SS), especialista internacional em centros comerciais, teve um lucro de 142 milhões de euros em 2015, mais 47% que em 2014 (resultado líquido da empresa tinha sido de 96 milhões de euros). Para este ano, a empresa quer consolidar a aposta no Norte de África e nos mercados emergentes.

Notícia sobre:

Soares da Costa: despedimento coletivo de 500 trabalhadores avança nos próximos dias

O já anunciado despedimento coletivo de 500 trabalhadores na Soares da Costa vai avançar nos próximos dias, segundo o presidente do Sindicato da Construção de Portugal (SCP), Albano Ribeiro. A comunicação formal por carta aos trabalhadores acontecer a qualquer momento.

Notícia sobre:

Bruxelas quer mesmo plano B do Governo de Costa e comissário Moscovici está hoje em Lisboa para pressionar

Portugal continua com desequilíbrios macroeconómicos excessivos. Este foi o alerta reiterado por Bruxelas, esta terça-feira. Com o objetivo de tentar resolver a situação e evitar que a crise volte a agudizar-se no país, a Comissão Europeia quer mesmo um plano B de novas medidas orçamentais por parte do Governo de Portugal. Para garantir que isso acontece, Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos está hoje em Lisboa para se reunir com o ministro das Finanças e com o primeiro-ministro.

Notícia sobre: