31 março 2016
Sismos em Portugal: "Preparar a capital para reagir tornou-se prioritário para a Câmara de Lisboa"
A prevenção do risco sísmico da capital portuguesa entrou no topo das prioridades da Câmara Municipal de Lisboa. Em entrevista ao idealista/news, o vereador com o pelouro da Proteção Civil revela como é que a autarquia está a preparar a cidade e a população para reagir a um desastre natural como o sismo de 1755, tal como antecipam os especialistas que vai acontecer. Carlos Manuel Castro deixa um aviso ao setor imobiliário: "Quando se compra um imóvel é preciso ter a noção se é resiliente, porque nada nem ninguém é imune a uma catrástrofe".
Casas de sonho: Desfrutar ao máximo da natureza nas florestas de Gales
Reabilitação urbana: Governo apresenta Fundo Nacional na próxima semana
O Governo apresenta o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado na quarta-feira (6 de abril), às 17 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa, no âmbito da III Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 4 a 10 de abril. Trata-se de “um instrumento criado para dinamizar o apoio financeiro à reabilitação urbana e considerado central para executar a política pública de incentivo a esta área”, diz a organização do evento.
Edifícios das discotecas do Cais do Sodré penhorados pelos donos
Os donos das discotecas Jamaica, Tokyo e Europa, em risco de fechar no Cais do Sodré, em Lisboa, decidiram penhorar o edifício onde estes espaços se encontram para exigir negociações com os proprietários.
Porto admite vir também a cobrar taxa turística
O Porto também pode vir a ter em breve uma taxa turística, à semelhança do que acontece em Lisboa. A Câmara Municipal do Porto (CMP) está a “analisar” a implementação de uma taxa que será cobrada a hotéis e outro tipo de alojamentos, mas Rui Moreira, presidente da autarquia, quer ver os efeitos que a medida terá na capital antes de avançar com uma iniciativa idêntica na Invicta.
Palmira começa a ser restaurada no verão
Os trabalhos de restauração das ruínas da cidade milenar síria de Palmira, classificada como Património Mundial pela UNESCO, começam no verão. A histórica cidade esteve quase durante um ano sob o controlo do grupo extremista Estado Islâmico (EI) e está agora de novo nas mãos do governo sírio.