Comentários: 0

Se utilizas os navegadores Chrome e Edge terás problemas no momento de apresentar a declaração do IRS de 2015 pela Internet, porque deixaram de ser compatíveis com a tecnologia Java, que é necessária para este procedimento no Portal das Finanças. A primeira fase do IRS do ano passado decorre de 1 a 30 de abril para os contribuintes com rendimentos da categoria A e da H (trabalho dependente e pensões). 

No caso de estares nesta situação, para resolver o problema, tens duas soluções. Podes instalar um browser compatível com a tecnologia usada pelo Fisco, como o Firefox, Internet Explorer e Safari, sendo que estes motores de busca podem ser descarregados gratuitamente.

A outra alternativa é instalar a aplicação das Finanças. Mas atenção porque para que esta aplicação funcione no computador (seja em Windows, Mac ou Linux) é necessário ter instalado o Java.

O aviso que alerta para a impossibilidade dos contribuintes não conseguirem fazer a entrega eletrotécnica das declarações de IRS foi dado esta quarta-feira pela Autoridade Tributária no Portal das Finanças. 

"Em meados 2015, alguns dos fabricantes de browsers anunciaram que iriam deixar de suportar a tecnologia NPAPI... Em consequência disso as versões mais atuais do Google Chrome e o Microsoft Edge não suportam as Java Applets utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais".

A TSF recorda que a Google abandonou a tecnologia da Oracle por razões de segurança, um problema identificado há alguns anos por muitos especialistas em segurança informática, frisando que o browser da Google é utilizado por 46,5% dos internautas.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta