
Deco Alerta: Vais de férias? Cuidados a ter com a casa que “deixas sozinha”
O verão está aí à porta e é tempo de planear as férias. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te algumas dicas para deixares em segurança a tua casa, que vai ficar “sem vida” durante alguns dias.




A estação de metro mais isolada do mundo está na China e tem saídas para um depósito de lixo
Se há país que bate recordes no que diz respeito à construção de infraestruturas absolutamente inúteis é a China. A prová-lo está, por exemplo, a estação Caojiawan da linha seis do metro de Chongqing, a cidade em maior crescimento do país asiático. A estação foi inaugurada em 2015 e pensada no desenvolvimento da cidade, que em 20 anos – entre 1997 e 2017 – cresceu de forma absurda, tendo agora cerca de 8,5 milhões de habitantes. Até aqui tudo normal, o problema é que as saídas desta estação de metro dão para uma espécie de depósito de lixo. Curioso?




Há mais 15 apartamentos de luxo à venda em Lisboa. Valmor Place está “no mercado”
Chama-se Valmor Place e está localizado na Avenida Visconde Valmor, nas Avenidas Novas, em Lisboa. O empreendimento, que está a ser construído de raiz e estará concluído até final do ano, é composto por 15 apartamentos (T1, T3, T4, T4 duplex, T6 duplex) e duas lojas.

Vistos gold: SEF cria "linha azul" para acelerar investimentos
Perante o alerta de que o investimento através dos vistos gold está a cair, devido em grande parte à burocracia, o Governo decidiu criar "uma linha azul" que visa acelerar os processos, tentando maximizar a receita do programa e travar a fuga de investidores. Desta forma, os pedidos de emissão ou renovação das Autorizações de Residência para Investimento (ARI) vão passar a ser tratados como processos prioritários até ao final deste ano.

Burocracia mete em risco projeto imobiliário de 200 milhões no Algarve
O mega-projeto imobiliário do Vale do Freixo, Algarve, promovido pela United Investments Portugal, está em risco de cair. A empresa dona do Pine Cliffs e do Sheraton Cascais avisa que o investimento de 200 milhões de euros para construir um hotel, um campo de golfe, um centro de investigação com a Universidade do Algarve e um centro de empresas está em vias de ser suspenso, devido a bloqueios burocráticos.

Alexandra Lencastre vende mansão na Quinta da Marinha por dois milhões de euros
Alexandra Lencastre vendeu a casa onde viveu durante anos e onde viu as filhas nascer e crescer. Trata-se de uma mansão localizada na Quinta da Marinha, em Cascais, avaliada em 2.1 milhões de euros. A atriz está agora à procura de uma nova habitação e deverá mudar-se para Lisboa.

AIMI: Casais e herdeiros têm até amanhã para entregar declaração que permite dividir imóveis
Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta quarta-feira (31 de maio) para entregar a declaração que lhes permite dividir os imóveis e evitar pagar o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Para tal, e no caso das heranças indivisas, têm de fazer chegar ao Portal das Finanças a referida declaração a indicar a sua quota-parte na herança. Só assim é possível diluir o património imobiliário que integre a herança quando o seu valor supera os 600 mil euros.

Famílias gastam 112 euros em energia e água por mês
As famílias gastam em média cerca de 112 euros por mês com a energia e água utilizadas em casa, sendo a eletricidade a que implica maior despesa. Segue-se o gás e a água, por esta ordem. Em causa estão dados que constam no estudo de mercado sobre a “Eficiência Energética na Habitação Particular”, realizado pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito prévio à Campanha de Sensibilização e de Promoção da Eficiência Energética na Habitação.
Estado português é o segundo na Europa que mais tempo demora a pagar. São 95 dias
O Estado português demora 95 dias a pagar as suas faturas, ocupando a segunda posição entre 29 países europeus. Pior só a Grécia, onde os atrasos no setor público são de 103 dias. Em causa estão dados que constam no “Relatório Europeu de Pagamentos 2017”, da consultora europeia Intrum Justitita, que coloca Portugal no topo da lista do Índice de Risco de Pagamentos, com um risco elevado de não vir a pagar as faturas (-1,08), ultrapassando a Irlanda, Itália e Grécia.