Notícia do dia 8 de novembro de 2017

Há sinais de bolha imobiliária? Mario Draghi diz que não

Há sinais de bolha imobiliária? Mario Draghi diz que não

Mario Draghi não tem dúvidas: “Não há sinais de que se esteja a criar uma bolha no mercado imobiliário” na Zona Euro. O presidente do Banco Central Europeu (BCE) rejeitou, durante um discurso em Frankfurt (Alemanha), que a sua política de crédito barato esteja por detrás da subida dos preços na habitação nos países do Euro, entre eles Portugal, onde comprar casa está cada vez mais caro.

Câmara do Porto vai “avaliar a possibilidade” de comprar bairro centenário do Cruzinho

O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, vai “avaliar a possibilidade” da autarquia comprar o centenário bairro do Cruzinho, o último conjunto de habitações operárias do Campo Alegre. Em causa está uma recomendação apresentada pela CDU – uma proposta da vereadora Ilda Figueiredo. Trata-se de um bairro da zona ocidental da cidade datado de 1895 e onde residiu o historiador Germano Silva.
OE2018: PCP quer redução da taxa máxima do IMI para 0,4%

OE2018: PCP quer redução da taxa máxima do IMI para 0,4%

O PCP entregou esta segunda-feira (6 de novembro) o primeiro pacote de propostas de alterações ao Orçamento de Estado para 2018 (OE2018). Os comunistas pedem a redução da taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 0,4%, argumentando que só 38 municípios praticam taxas acima desse valor.
“Larga maioria dos imóveis convertidos em AL estava desocupada”, defende CTP

“Larga maioria dos imóveis convertidos em AL estava desocupada”, defende CTP

“O nosso mercado tem capacidade para absorver as novas soluções de alojamento”, defendeu o presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), Francisco Calheiros, referindo-se às plataformas que vieram revolucionar o mercado de arrendamento. O responsável disse ainda que o Turismo, através do Alojamento Local, deu um “contributo importantíssimo para a reabilitação de muitos edifícios em várias zonas de Lisboa”.

Insolvências de empresas caem 17% num ano

O número de empresas insolventes em Portugal está a diminuir. Em outubro, registou-se um valor absoluto de 653 insolvências, menos 61 que no período homólogo do ano passado. No acumulado do ano são 4.947 as empresas insolventes – menos 1.023 que em 2016 –, o que traduz um decréscimo de 17% num ano.