
Turismo na UE caiu mais de 50% em 2020 devido à pandemia
O número de dormidas em estabelecimentos de alojamento turístico na União Europeia (UE) recuou para metade em 2020, face ao ano anterior, devido à pandemia da Covid-19, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. O número de noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico totalizou 1,4 mil milhões, menos 52% em relação a 2019.

Como preparar um AL para ser atrativo no pós-pandemia ou para colocar no arrendamento
Com o plano de desconfinamento em marcha no país, e consequente reabertura gradual da economia, é tempo de repensar os espaços e os modelos de negócios.




Tom Cruise volta a pôr o espetacular rancho no Colorado à venda: agora por 33 milhões
A estrela de Hollywood decidiu voltar a pendurar a placa “à venda” neste rancho espetacular no Colorado (EUA). Sete anos depois de colocá-lo no mercado e não encontrar comprador, Tom Cruise está a tentar novamente, mas desta vez com um grande desconto em relação ao preço anterior.

Novo Banco recupera (para já) 6,5 milhões de euros do fundo imobiliário do GES Invesfundo III
Quando ainda havia o Grupo Espírito Santo (GES), o Banco Espírito Santo (BES) lançou, em conjunto com construtores e promotores imobiliários, vários fundos imobiliários designados Invesfundo. O terceiro destes veículos, o Invesfundo III, que foi herdado pelo Novo Banco (NB) e entrou em insolvência em junho de 2020, está agora pronto para começar a reembolsar os credores, sendo que cabe à entidade liderada por António Ramalho a maioria dos créditos: 58 milhões de euros.

Banco Carregosa quer passar a gerir os seus fundos imobiliários
O Banco Carregosa constituiu, no final de 2020, uma sociedade para gerir os seus fundos imobiliários, até à data nas mãos da Atlantic, mas quer, agora, assumir a gestão dos mesmos. Em causa estão veículos focados no retalho alimentar, escritórios e logística. A entidade liderada por Maria Cândida Rocha e Silva reclama a gestão, nomeadamente, de um fundo focado no arrendamento de imóveis a marcas como o Continente, com um ativo líquido de mais de 30 milhões de euros.

Como retomar a atividade em força com a ajuda da tecnologia e marketing imobiliário
2020 foi um ano que, devido à pandemia da Covid-19, obrigou os profissionais do imobiliário, entre outros, a adaptarem-se mais rapidamente aos meios digitais. A tecnologia ajudou o setor a continuar a trabalhar, com uma certa normalidade, face às restrições impostas nos estados de emergênc

Estado compra edifício de escritórios em Lisboa com 3.200 m2 e 11 pisos
O Edifício 5 de Outubro 124, localizado numa zona central de Lisboa, foi comprado pelo Fundo Especial de Investimento Imobiliário Aberto (FEIIA) Imopoupança, gerido pela Fundiestamo, do grupo Parpública, que gere o património imobiliário do Estado. O imóvel de escritórios – tem uma área de cerca de 3.200 metros quadrados (m2), distribuídos por 11 pisos acima do solo – estava nas mãos do fundo EREF I, que tem como investment adviser a Explorer Investments. O valor do negócio não foi revelado.

Casas por 1 euro em Pietramelara: o projeto lançado numa pequena aldeia na região da Campânia
A possibilidade de trabalhar remotamente, facilitada pelas medidas de contenção da pandemia, está a impulsionar a redescoberta das pequenas aldeias do interior do país.

Vender a casa: os erros mais comuns de quem tenta fechar negócio na era pós-Covid
A melhor forma de fazer com que a venda de um imóvel se destaque das demais é conhecer a situação do mercado.

Quem está dispensado da entrega de IRS?
O prazo para entregar a declaração de IRS ao Fisco arranca no dia 1 de abril e termina a 30 de junho de 2021, mas nem todos os contribuintes estão obrigados ao cumprimento desta obrigação fiscal. Recorde-se, no entanto, que a dispensa da entrega de IRS não impede os cidadãos abrangidos de declararem os seus rendimentos.

Cartão de cidadão caducado? Passa a estar válido até final do ano
O Governo estendeu até 31 de dezembro de 2021 a admissibilidade de vários documentos, entre eles o cartão de cidadão e a carta de condução, que continuam, desta forma, a ser aceites mesmo que estejam expirados, desde que o seu titular faça prova de que já procedeu ao agendamento da respetiva renovação.

Tribunal de Justiça da UE condena Estado português por discriminar não-residentes nas mais-valias
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) condenou o Estado português pela discriminação de não-residentes face aos residentes na tributação das mais-valias imobiliárias, dando razão a uma queixa apresentada por um português emigrante em França.

Atenção empresas: férias de 2021 podem ser marcadas até 15 de maio
O Governo decidiu rever o prazo de marcação das férias 2021, tendo os trabalhadores mais um mês para o fazerem, ou seja, até 15 de maio. Esta é uma das medidas que consta no Decreto-Lei n.º 22-A/2021, publicado em Diário da República esta quarta-feira (17 de março de 2021).

JOM compra dois retail parks e um terreno com 17.000 m2 em Torres Vedras por seis milhões
A JOM, cadeia portuguesa de artigos para o lar, comprou dois retail parks – um em Guimarães e outro nas Caldas da Rainha – e um terreno em Torres Vedras com 17.000 metros quadrados (m2) por um valor superior a seis milhões de euros. A alienação foi intermediada pela Altamira Portugal, gestora de créditos e ativos imobiliários.

Governo cria bolsa nacional de alojamento urgente e temporário e um novo balcão do inquilino
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a criação de dois novos instrumentos para o reforço das respostas habitacionais e da proteção dos arrendatários, nomeadamente o Serviço de Injunção em Matéria de Arrendamento (SIMA), também conhecido como o balcão do inquilino – destinado a resolver, entre várias coisas, casos de assédio ou pedidos de indemnização, por exemplo –, e ainda a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.