Notícia do dia 29 de março de 2022

Obras em casa

Obras em casa: quando é (e não é) preciso pedir autorização à câmara?

A pandemia da Covid-19 deixou marcas no dia a dia das pessoas, que começaram, por exemplo, a passar (muito) mais tempo em casa, devido ao teletrabalho, ao confinamento etc. Muitos portugueses decidiram, também por isso, fazer obras em casa. Alguns até aproveitando os apoios dados pelo Estado para tornar as casas mais eficientes. Mas será que é possível fazer obras em casa sem pedir autorização à câmara? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
restaurar a casa

Reabilitação e obras: investidos quase 5.000 milhões em três anos

Teletrabalho. Confinamento. Ensino à distância. A pandemia da Covid-19 “obrigou” as pessoas a passar mais tempo em casa, o que despertou a necessidade de fazer obras de reabilitação e/ou manutenção. Segundo a Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN), nos últimos três anos, o investimento acumulado na recuperação e conservação de edifícios habitacionais atingiu os 4.933 milhões de euros: a maior verba (3.451 milhões de euros) foi alocada entre 2020 e 2021.
Países mais felizes e infelizes do mundo

Os países mais felizes e infelizes do mundo são…

A Finlândia é, pelo quinto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, tendo obtido 7,8 pontos no Relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Hapiness Report 2022), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O pódio fica completo por Dinamarca e Islândia (ambos com 7,6 pontos). Portugal encontra-se na 56ª posição da tabela, numa lista que contempla 146 países.
Casas novas em Vila Nova de Gaia

Casas novas em Gaia: Grupo Empril investe 30 milhões em novo projeto

Dinamismo é palavra de ordem no mercado imobiliário do Grande Porto, uma região do país que tem acolhido vários projetos, nomeadamente residenciais. Uma das zonas em destaque é Vila Nova de Gaia, que está a atrair vários investidores. É o caso do Grupo Empril, que comprou um terreno com 60.910 metros quadrados (m2) que “está apto para receber projetos residenciais”. 
Honorários dos peritos avaliadores de imóveis

Honorários dos peritos não acompanham “bom momento” do imobiliário

Alguns peritos avaliadores de imóveis que fazem avaliações para crédito habitação estão em greve até dia 3 de abril de 2022. A Associação Portuguesa de Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE), que tem entre os seus associados centenas de peritos avaliadores de imóveis para entidades financeiras, diz estar “naturalmente preocupada com as condições de trabalho” destes profissionais, nomeadamente com “as remunerações auferidas” pelos mesmos. Esta é, de resto, uma das revindicações que motivam esta greve, organizada pelo Movimento dos Peritos Avaliadores Imobiliários (MPAI). 
SIGI em Portugal

Imóveis da SIGI da Sonae Sierra e do Bankinter valorizam 6,6%

Os seis imóveis da ORES Portugal (Olimpo Real Estate Portugal) adquiridos em 2020 valorizaram quase três milhões de euros em 2021. A Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) lançada no final de 2019 pela Sonae Sierra e o Bankinter detém, ao todo, sete imóveis no país, tendo comprado, no ano passado, um armazém logístico em Vila Nova de Gaia, que está arrendado ao Grupo Luís Simões. Esta é, de resto, a única SIGI existente em Portugal. 
reembolsos IRS

Reembolsos do IRS: Governo garante pagamentos em 12 dias

A partir desta sexta-feira, dia 1 de abril de 2022, os contribuintes já podem entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2021. O Governo já veio dizer que pretende retomar os prazos de reembolsos do IRS que estavam a ser praticados antes da pandemia.
iBuyers em Portugal

Clikalia garante liquidez imediata na venda de casas em Portugal

A chegada a Portugal da espanhola Clikalia, empresa proptech líder na Europa em compra e venda de imóveis, é mais uma prova de que o mercado imobiliário português está de saúde e recomenda-se, mantendo-se atrativo para os investidores. A empresa revela, em comunicado, que dá, desta forma, mais um passo rumo à sua expansão internacional. Irá, para já, operar na Área Metropolitana de Lisboa, “com o objetivo de ser a empresa líder no país a curto prazo e ampliar o seu serviço a outras localizações portuguesas”, adianta. Conforme noticiámos, seguindo a tendência internacional de outros mercados, estão a chegar a Portugal as iBuyers, sendo alguns desses exemplos a também espanhola Tiko e a italiana Casavo. 
efeitos da guerra no imobiliário

"Se a guerra dura muito as previsões imobiliárias serão afetadas"

Ismael Clemente, CEO da Merlin, marcou presença na IV edição da conferência Iberian REIT&Listed, em Madrid (Espanha) para debater o futuro do setor imobiliário após a pandemia da Covid-19 e num cenário em que a inflação dispara e a guerra na Ucrânia veio gerar um clima de incertez