Notícia do dia 2 de agosto de 2022

PIB de Portugal cresce em termos homólogos

PIB de Portugal é o que mais cresce na UE em termos homólogos

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal é o que mais cresce na Zona Euro e na União Europeia (UE) em termos homólogos. No segundo trimestre de 2022, face ao mesmo período do ano passado, aumentou 6,7%, um crescimento bem maior que o verificado na média da Zona Euro e da UE, que foi de 4%. Em causa estão estimativas divulgadas recentemente pelo Eurostat. 
Cuidados a ter na subscrição de poupanças pela internet

Subscrever poupanças pela internet? Dicas e cuidados a ter

A literacia financeira dos portugueses está bastante abaixo da média mundial, um cenário que não é de agora e que tenderá a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, que está a evoluir à boleia da tecnologia. No artigo desta semana da Deco Alerta abordamos os cuidados a ter na subscrição de poupanças, nomeadamente através da internet, e damos algumas dicas a ter em conta sobre este tema. Toma nota. 
Whitestar muda de imagem após 15 anos

Whitestar muda de imagem após 15 anos: “O desafio era enorme”

A Whitestar Asset Solutions S.A., empresa líder em Portugal na gestão de carteiras de crédito e imobiliário, anunciou que mudou de imagem. “O desafio era enorme, pois usámos a mesma marca e imagem durante 15 anos, mas estamos muito satisfeitos com o resultado”, diz Marco Freire, CEO da empresa, citado em comunicado. 
Poupar dinheiro com as férias

5 dicas para poupar energia e dinheiro quando se está de férias

Calor é sinónimo de férias. E chegados a agosto são muitos os portugueses que fazem as malas, trancam a porta de casa e “embarcam” com destino aos merecidos dias de descanso. Mas o momento de alta inflação que se vive atualmente “convida” a apertar o cinto e a fazer poupanças, nomeadamente a diminuir o uso desnecessário de energia em casa. Até porque esta vai estar “sem vida” durante o período de férias. Como é possível poupar? Estas cinco dicas dão uma ajuda.  
Casa em segurança nas férias

Como ir de férias e deixar a casa protegida? Conselhos que valem ouro

São muitos os portugueses que se preparam para sair de casa e ir de férias, sendo este, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados do ano. Mas ao mesmo tempo que se abraça uma aventura é hora de deixar a casa onde se vive protegida e em segurança. Como? O que é preciso ter em conta? Há “pequenos” cuidados e conselhos que podem valer ouro, como por exemplo trancar as portas e fechar as janelas. Toma nota. 
Arrumar a casa antes das férias

Como preparar a casa antes de ir de férias: estas dicas vão ajudar

Esperamos por vários meses pelo início das férias de verão. Mas mesmo que estejamos de olhos postos nestas semanas de lazer e descanso, não devemos de nos esquecer de preparar a casa para o regresso. É possível organizar a casa antes de ir de férias com tarefas simples. E quais são as tarefas essenciais? Com estas dicas práticas, os especialistas do Habitissimo vão ajudar-se a preparar a casa antes de ires de férias de verão.
Mercado de arrendamento em Portugal está a crescer

“Arrendamento começa a recuperar para valores pré-pandemia”

Com os preços das casas a subir, mesmo em tempos de pandemia e, agora, de guerra e de inflação em alta, estará o mercado de arrendamento a ganhar espaço em Portugal? Segundo Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal (C21 Portugal), este segmento “começa a recuperar para valores pré-pandemia, impulsionado pelo regresso do turismo e pelos muitos jovens que estão a optar por arrendar casa, tendo em conta a dificuldade de cumprir com todos os critérios e requisitos para acesso ao crédito à habitação”. 
Portugal mantém-se no radar do investimento em imobiliário

Portugal mantém-se como "opção segura de investimento em imobiliário"

Para Beatriz Rubio, CEO da Remax, Portugal continua, mesmo em tempos de guerra na Europa, de inflação em alta e de taxas de juro a subir, no radar dos investidores imobiliários, reunindo “excelentes condições para atrair investidores estrangeiros”. “Fatores como a segurança, o acolhimento, o clima, a gastronomia e a qualidade de vida, conduzem a que, cada vez mais, os investidores estrangeiros vejam o nosso país como uma opção segura de investimento em imobiliário. Acreditamos que esta dinâmica se mantenha nos próximos meses, dadas as excecionais caraterísticas que Portugal apresenta”, refere a responsável citada em comunicado. 
Como está Espanha (e outros países europeus) a poupar energia?

Como está Espanha (e outros países europeus) a poupar energia?

A temperatura em edifícios públicos, espaços comerciais, estações de autocarros e comboios e aeroportos em Espanha não pode ser inferior a 27 graus no verão e superior a 19 no inverno. Tudo isto para poupar energia, decidiu esta segunda-feira (1 de agosto de 2022) o Governo espanhol. Um pouco por toda a Europa, há países a avançar com medidas que visam poupar energia, que passam, por exemplo, por “cortar” na iluminação e na água quente. 
impostos imobiliário

Receitas do IMI e IMT engordam cofres do Estado

As receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas de Imóveis (IMT) continuam a engordar os cofres do Estado, espelho do dinamismo que o mercado imobiliário português tem vivido nos últimos anos.
casas sobrelotadas

Mais de um milhão de portugueses viviam em casas sobrelotadas em 2021

Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, 10,6% das pessoas viviam em condições de insuficiência do espaço habitacional em Portugal, sendo este o valor mais elevado dos últimos três anos: 9,6% em 2018, 9,5% em 2019 e 9,0% em 2020. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (2 de agosto de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
investidor asiático

Madeira quer captar residentes de alto rendimento no Oriente

O Governo da Madeira quer captar "residentes estrangeiros de alto rendimento" no mercado oriental para aquisição de casa no arquipélago, disse esta segunda-feira o chefe do executivo regional, sublinhando que o setor do imobiliário está em "franco crescimento". "O nosso grande objetivo é continuar
casas na Guarda

Guarda investe 6,7 milhões de euros em habitação social

A Câmara Municipal da Guarda vai investir 6,7 milhões de euros em habitação social para beneficiar 109 famílias e 331 pessoas, de acordo com um contrato celebrado esta e homologado pela secretária de Estado da Habitação, na semana passada.A cerimónia de assinatura e homologação do aco