Euribor a subir: prestações da casa dão novo salto em agosto
Não há boas notícias para quem tem crédito habitação de taxa variável ou pretende contratar um. As taxas Euribor continuam a subir mês após mês para todos os prazos: a média da Euribor a 12 meses chegou a 0,992% em julho e a Euribor a 6 meses aos 0,466%.



Este incrível hotel de casas pré-fabricadas fica em Portugal
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez viajamos até ao interior de Portugal, que esconde paisagens e recantos idílicos que mais parecem retirados de outros tempos.
Como decorar um apartamento de praia para arrendar
Uma casa de férias deve oferecer sempre uma sensação de relaxamento e conforto que nos permita desligar do stress e da rotina do dia a dia. Se quiseres decorar um apartamento de praia e conseguir este efeito, deves prestar atenção às cores e à iluminação.
Spreads da dívida descem à boleia do BCE – Portugal fora da "red line"
Os juros da dívida pública baixaram e os prémios de risco (spreads) em relação à dívida alemã emagreceram e estão, agora, longe dos picos registados a 14 de junho quando o Banco Central Europeu (BCE) se apercebeu de que o mercado da dívida na zona euro estava, de novo, sob ataque especulativo. No caso da dívida portuguesa, o spread desceu de 140 pontos a 14 de junho para 115 na quarta-feira (27 de julho).
O que fazer com as crianças nas férias: 10 atividades para o verão
As férias de verão em família são sempre divertidas, mas infelizmente o tempo de férias dos pais não estica e aos adultos toca quase sempre ter de trabalhar na maior parte do período em que os miúdos estão sem aulas.
Vendem-se mais casas de luxo com regresso de investidores estrangeiros
O segmento residencial premium mostrou-se resiliente aquando da chegada da pandemia da Covid-19 e está também a dar boa resposta agora em tempos de guerra na Europa. Isso mesmo mostram os dados mais recentes da mediadora de luxo Engel & Völkers (E&V), que viu o negócio em Portugal crescer no primeiro semestre do ano. “Este crescimento exponencial explica-se pela forte procura interna, que já apresentava uma tendência de forte subida desde o ano passado, bem como pelo regresso ao mercado português dos investidores estrangeiros”, revela Juan-Galo Macià, presidente da E&V para Espanha, Portugal e Andorra.
Como limpar tapetes em casa: os melhores truques
Os tapetes nas casas não funcionam apenas como um componente decorativo, mas também funcionam como isolantes térmicos no inverno. Por isso, e para a sua correta conservação e mantê-los livres de sujidade, é necessário saber limpar tapetes.
Mulher mais rica da Ásia perde metade da fortuna com crise na China
A enorme crise imobiliária na China, desencadeada pelos problemas de solvência da gigante Evergrande, e com capítulos marcantes como milhares de credores hipotecários a rejeitarem continuar a pagar as suas casas inacabadas, continua a deixar marcas, agora afetando o império
Imobiliário: OCDE recomenda mais IMI e menos impostos na venda
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) defende o reforço dos impostos anuais sobre os ativos imobiliários, de que é exemplo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), de modo a melhorar a eficácia, efetividade e equidade da tributação da habitação.
Novos créditos habitação: taxa de juro sobe para máximos de 2018
Os bancos têm mostrado disponibilidade para emprestar dinheiro para a compra de casa, uma tendência que se manteve na pandemia e que continua a manter-se, mesmo em tempos de guerra na Europa, de inflação em alta e de taxas de juro a subir. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam isso mesmo: em junho, a taxa de juro média dos novos créditos habitação subiu para 1,47% (1,28% em maio), em linha com a subida das taxas Euribor. Trata-se do valor mais elevado desde março de 2018 (1,5%). Já o montante concedido e novos empréstimos recuou face a maio, para 1.399 milhões de euros.
Mediação imobiliária finta guerra e inflação: “2022 começou em força”
Se há setor que deu boa resposta à pandemia da Covid-19 foi o da mediação imobiliária. Os desafios atuais são muitos, nomeadamente tendo em conta o momento que se vive, de guerra na Europa, de inflação em alta e de juros a subir. Mas otimismo é a palavra de ordem, apesar da incerteza existente. No caso da ERA, “o ano de 2022 começou em força, mantendo a tendência de crescimento que se tem vindo a verificar no setor, apesar da conjuntura não ser a melhor”, diz em comunicado Rui Torgal, CEO da mediadora imobiliária.
O que acontece se não se pagar o IMI dentro do prazo?
Falhar o prazo do pagamento do IMI pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os contribuintes. Seja por esquecimento ou não, pagar impostos depois da data limite acarreta sempre consequências e custos, claro.
7 dicas para desligar do trabalho durante as férias
Desligar por completo nas férias é fundamental, mas há muitas pessoas que sentem dificuldade em parar, relaxar e desfrutar do tempo livre, longe do stress acumulado ao longo dos vários meses.
Comprar casa na praia: o sonho que faz disparar a procura em Portugal
Viver junto ao mar é o sonho de muitos portugueses e estrangeiros. Desfrutar em pleno da água salgada, da areia, do pôr do sol, da calma que o mar traz é o que leva muitas famílias a comprar uma casa na praia.
Casas junto ao mar: onde é mais barato comprar e arrendar?
Comprar casa junto à praia é o desejo de muitos portugueses e estrangeiros. Este é um mercado que tem estado dinâmico mesmo durante a pandemia. A procura de casas na praia à venda cresceu em 45 dos 54 municípios situados na costa portuguesa, fazendo cair a oferta de casas na maioria dos concelhos e disparar os preços das casas. E o mesmo cenário se verifica no mercado de arrendamento de casas junto ao mar. Mas quais são os municípios que registam as casas na praia mais baratas para comprar? E para arrendar? O idealistas/news mergulhou nos dados e pintou o mapa da costa portuguesa com os preços das casas no litoral. Vem daí descobrir.
Cortar energia em edifícios, comércio e em casa: Governo vai obrigar
Portugal vai seguir o exemplo de outros países europeus, como por exemplo Espanha, e limitar os níveis de consumo de energia nos edifícios públicos, empresas privadas, comércio, serviços, na indústria e também nas casas das famílias.