A literacia financeira dos portugueses está bastante abaixo da média mundial, um cenário que não é de agora e que tenderá a manter-se, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos e tendo em conta que a complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, que está a evoluir à boleia da tecnologia. No artigo desta semana da Deco Alerta abordamos os cuidados a ter na subscrição de poupanças, nomeadamente através da internet, e damos algumas dicas a ter em conta sobre este tema. Toma nota.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Sou reformada, tenho 74 anos e fui abordada por uns amigos que dizem ter comprado uns “títulos” de poupança muito rentáveis e que se podem subscrever pela internet. Têm insistido muito para que eu faça o mesmo. Porém, e porque não sei bem em quem confiar, tenho receio de perder as minhas poupanças, que são resultado de uma vida. Confesso que até tenho vergonha de pedir esclarecimentos, mas nada sei sobre estes assuntos. Podem aconselhar-me?
Este relato em nada pode causar constrangimentos ou vergonha. O primeiro passo para proteger as poupanças é mesmo este: informar-se, esclarecer todas as dúvidas e analisar bem todas as propostas.
A literacia financeira dos portugueses situa-se, como é conhecido de todos, a níveis muito baixos, sobretudo na faixa etária dos maiores de 55 anos. A complexidade evidente dos produtos e serviços financeiros é ainda mais saliente no mercado digital, sabendo-se que a este nível muitos consumidores estão ainda a dar os primeiros passos.
Quase diariamente surgem novos produtos e serviços, como, por exemplo, a já bem divulgada forma de complementar a pensão de reforma com a concessão de empréstimos com base na hipoteca inversa para proprietários de imóveis, em que este é dado como garantia para beneficiarem de uma renda e após o falecimento os herdeiros decidirão pelo pagamento do empréstimo ou perda do imóvel.
Todavia, nem sempre os consumidores estarão preparados para avaliar o interesse desses produtos para a sua situação e nem dispõem de ferramentas que os capacitem a fazer a melhor escolha e a avaliar as consequências das suas decisões.
Portanto, a Deco recomenda que não se assine nada sem ler atentamente e sem pedir todos esclarecimentos devidos, e com profissionais da área. Deves confirmar as informações que te são dadas e verificar se são fidedignas.
Está atento ao que te rodeia e informa-te devidamente sobre os teus direitos e deveres enquanto cidadã e sobre quais os meios existentes para te proteger e defender em circunstâncias de risco.
A Deco, através do Gabinete de Proteção Financeira, pode ajudar! Conta connosco!
*Contacta-nos através do número de telefone 21 371 02 00, do email deco@deco.pt ou da linha whatsapp +351 966 449 110. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin. Visita o nosso site: deco.pt.
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