Notícia do dia 25 de novembro de 2022

Pratos na máquina da loiça

Lavar a máquina da loiça: porquê e como

A máquina de lavar loiça é uma aliada quase indispensável na vida doméstica principalmente porque tem como objetivo poupar-te tempo ao lavar a loiça de todas as refeições. No entanto, sabias que isto não significa que ela esteja efetivamente limpa?
Rendimentos dos portugueses recuam 18% com a pandemia

Dois em cada 10 portugueses perderam rendimentos no auge da pandemia

Em 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19, 18% dos portugueses – dois em cada dez – viram o seu rendimento líquido descer face ao ano anterior. Portugal foi, de resto, o 11º país da União Europeia (UE), entre os 26 Estados-membros para os quais há dados (não há informação para a Hungria), onde mais pessoas viram o rendimento diminuir no período em causa, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Cattolica Eraclea

Casas por 1 euro na Sicília: é a vez da aldeia de Cattolica Eraclea

Cattolica Eraclea, na província de Agrigento, acaba de integrar a lista de aldeias que decidiram vender casas por 1 euro na Sicília. A administração municipal, aliás, acaba de aprovar um regulamento nesse sentido. Como acontece em muitas outras zonas do interior da Itália, Cattolica Eraclea testemunha há anos o fenómeno do despovoamento. Na aldeia há cada vez menos jovens, que preferem sair dali para estudar ou procurar trabalho num grande centro. Isso afeta fortemente o crescimento populacional, mas também o tecido económico e social.
casas modulares

Casas pré-fabricadas expansíveis e eficientes a partir de 21.950 euros

Casas pré-fabricadas sustentáveis ​​e expansíveis a partir de 21.950 euros, assim são as casas modulares Minimal, a proposta do estúdio de arquitetura metro7 com a qual pretende oferecer uma casa ecológica adaptável a todas as fases da vida. O idealista/news teve a oportunidade de falar com José Bailach, responsável pela empresa.
Rendas antigas em Portugal

Rendas antigas: 79% destas famílias paga menos de 200 euros

Em Portugal, existem mais de 151 mil casas que têm contratos de arrendamento celebrados antes de 1990. O universo de rendas antigas representa 16% do total de alojamentos arrendados até 2021, segundo mostram os dados dos Census 2021 divulgados pelo INE. E cerca 79% das famílias com rendas antigas pagam aos senhorios menos de 200 euros por mês. Mas qual será o futuro das rendas antigas? Poderão as rendas congeladas há dez anos serem atualizadas no futuro? Ainda não há uma decisão tomada, mas o Governo aguardava os resultados dos Census 2021 para tomar uma decisão sobre esta matéria.
jeffrey dangelo

O consultor imobiliário do futuro: das novas tecnologias aos negócios

O mundo está em constante mudança, e as novas tecnologias vieram acelerar tendências e provocar mudanças em vários setores, e o imobiliário não é exceção. Mas, afinal, como será o consultor imobiliário do futuro? E como é que o setor se pode adaptar e melhorar os seus modelos de negócio? Jeff D'Angelo, CEO e líder de equipa da Keller Williams Coastal and Lakes, & Mountains em Portsmouth, New Hampshire (EUA), deixa pistas para o futuro numa entrrevista ao idealista/news.
Taxa de esforço no crédito habitação

Mais de 40% do salário usado para pagar a prestação da casa em 2023?

A subida da Euribor para todos os prazos afeta particularmente os portugueses, já que cerca de 90% dos contratos de crédito habitação são de taxa variável. E o próprio Banco de Portugal (BdP) alerta que, com a subida das taxas de juro, a prestação da casa, em termos médios, poderá aumentar 92 euros até ao final de 2023. O que o regulador português também diz é que haverá uma em cada dez famílias que vão ter taxas de esforço superiores a 40% já no próximo ano.
casas novas em Vila Nova de Gaia

The Yard: novos apartamentos do T2 ao T4 em Vila Nova de Gaia

Está a nascer em Vila Nova de Gaia, nos Jardins da Arrábida, um novo projeto residencial. O The Yard, assim se chama, será composto por apartamentos do T2 ao T4, com várias ‘amenities’ que incluem um ginásio, um lounge de entretenimento, espaços dedicados ao coworking, portaria 24h, sala para jantares com amigos e ainda um kids club para os mais novos.
Compra de casa por estrangeiros

Comprar casa em Portugal: estrangeiros gastam mais 95% que residentes

Nos últimos 10 anos, o “aumento significativo” da participação de compradores não residentes marcou o mercado residencial português. Não só representaram 11,7% do valor das transações de habitação nos quatro trimestres terminados em junho, como também compraram casas de valores bem mais elevados do que os residentes. O Banco de Portugal (BdP) diz mesmo que o valor médio por aquisição de casas desembolsado por compradores estrangeiros é 95% mais elevado do que valor pago por compradores residentes no país.
Tributação de criptomoedas em Portugal

OE2023: aprovadas propostas do PS sobre tributação de criptoativos

Os deputados aprovaram esta quarta-feira (23 de novembro de 2022) um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) apresentadas pelo PS sobre tributação de criptoativos reforçando normas antiabuso e penalizando atividades menos amigas do ambiente como mineração.
imóveis de interesse público

Municípios passam a decidir isenção de IMI de imóveis classificados

Os deputados aprovaram uma proposta do PS que prevê que passe a ser exigido um procedimento municipal de reconhecimento do direito à isenção de IMI no caso dos imóveis de interesse municipal. A proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), aprovada hoje durante as votações na especialidade, foi aprovada com o voto contra do PCP e a abstenção da IL, BE e PAN.
Aprovação do OE no Parlamento

OE2023: Parlamento aprova proposta do Governo

A Assembleia da República aprovou, esta sexta-feira, com os votos favoráveis do PS e as abstenções dos deputados únicos do Livre e do PAN a proposta de lei do Governo para o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).
Atualização dos escalões de IRS 2023

IRS 2023: Governo dá luz verde à atualização dos escalões em 5,1%

No próximo ano, os escalões de IRS vão ser atualizados em 5,1%. Esta é uma proposta inserida no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), que obteve luz verde esta semana pelo Governo socialista, depois de ter chumbado várias propostas de alteração sobre esta matéria apresentadas pela oposição. Isto significa que será preciso reunir um maior rendimento anual coletável para subir de escalão de IRS. Os novos patamares de rendimento e a redução da taxa do segundo escalão (de 23% para 21%) só vão ter efeitos nos acertos com o Fisco em 2024.