Notícia do dia 24 de novembro de 2022

Mulher com sacos de compras

Black Friday e Cyber Monday com descontos a dobrar

Os descontos são uma tentação para muitas pessoas, principalmente para aquelas que desejam comprar um (ou mais) artigos específicos que têm preços elevados no resto do ano. No entanto, antes de cederes à tentação, lembra-te que as compras devem ser sempre conscientes e não apenas um ato de consumismo.
Arrendar casa sozinho

Viver sozinho: arrendar um estúdio custa o dobro de um quarto

O mercado de arrendamento é para muitos o que mais se adequa hoje em dia. Por circunstâncias pessoais ou devido aos novos modos de vida, mais dinâmicos e flexíveis, onde muitas vezes há mobilidade profissional e familiar. E na hora de procurar uma casa para morar sozinho há que orientar as escolhas consoante o orçamento, que está mais apertado dada a alta inflação que se faz sentir em Portugal. Entre as opções em cima da mesa poderá estar arrendar um estúdio ou arrendar um quarto numa casa partilhada. Mas a diferença de preços entre os dois pode ser significativa para algumas carteiras, sendo que ​​a privacidade de um estúdio acaba por sair duas vezes mais cara, mostra um estudo do idealista.

Uma casa na árvore ‘low-cost’: construída por 20 mil dólares em NY

Através da criatividade e inovação, o estúdio Jacobschang Architecture, com sede em Manhattan, projetou uma nova versão de casas na árvore. E, neste caso, o nome dá uma pista clara sobre quais são as características. A Half-Tree House não chega a ficar em cima de nenhuma árvore, mas situa-se a meio caminho entre o céu e o solo, tocando-se ligeiramente neste último, mas não se apoiando totalmente.
Mansão de Cristiano Ronaldo em Cascais, na Quinta da Marinha

Ronaldo a contratar: paga 6.000 euros a empregados na casa de Cascais

Cristiano Ronaldo poderá ser um dos trunfos de Portugal no jogo desta quinta-feira (24 de novembro de 2022) frente ao Gana, na estreia da Seleção Nacional no Mundial de futebol do Qatar. O craque português tem estado nas bocas do mundo, encontrando-se atualmente sem clube, visto que o contrato que tinha com o Manchester United foi rescindido por mútuo acordo. Irá Ronaldo mudar-se para Portugal, onde tem várias casas e está a construir mais uma em Cascais, na Quinta da Marinha? O mistério prevalece, mas o futebolista já estará à procura de empregados para a nova mansão, oferecendo salários chorudos. 
Taxa de juros diretoras a subir em todo o mundo

Inflação não dá tréguas: Islândia e Nova Zelândia voltam a subir juros

As taxas de juro diretoras estão a subir um pouco por todo o mundo, numa tentativa dos vários bancos centrais fazerem face à subida generalizada da inflação. Os mais recentes a fazê-lo foram o Banco Central da Islândia e o Banco da Reserva da Nova Zelândia, que voltaram a subir as taxas de juro diretoras, para 6% e 4,25%. Um valor bem acima das praticadas pelo Banco Central Europeu, que se encontram, para já, nos 2%. 
Brooklyn Point

Promotor de Nova Iorque oferece descontos nos juros aos compradores

O mercado imobiliário nos EUA vive momentos de incerteza. A Reserva Federal (Fed) fez o sexto aumento consecutivo nas taxas de juros este ano para conter a inflação no país. No início de novembro, o preço oficial do dinheiro voltou a subir 0,75 pontos percentuais, deixando-o entre 3,75 e 4%, o nível mais alto desde 2008.
Renda das casas a subir

Renda das casas em Portugal subiu 42,1% em dez anos

Com a mobilidade profissional – e até familiar - que existe nos dias de hoje, o mercado de arrendamento torna-se um regime mais atrativo para muitas famílias, dada a sua flexibilidade. E há cada vez mais famílias a optar por arrendar casa em Portugal. Os dados definitivos dos Census 2021, publicados esta quarta-feira, dia 23 de novembro, mostram que o número de casas arrendadas em Portugal aumentou 16% nos últimos dez anos. E como a oferta de casas para arrendar não acompanhou a procura, o valor médio das rendas deu o salto de 42,1% numa década.
Viver sozinho

1 milhão de pessoas vive sozinha em Portugal: mais 18% que há 10 anos

Muito mudou em dez anos, sobretudo, o modo de viver em Portugal. Agora, há mais 18% de pessoas que vivem sozinhas nas suas casas, mostram os dados dos Census 2021 publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O aumento de famílias constituídas por só uma pessoa incentiva o mercado residencial a adaptar a sua oferta, colocando mais casas no mercado com apenas um quarto ou estúdios, por exemplo. Mas quais são as principais tendências na habitação identificadas em 2021? O idealista/news explorou os dados definitivos dos Census 2021 e explica tudo.
Fifth Avenue

Quinta Avenida é a rua mais cara do mundo para fazer compras

A 5ª Avenida, em Nova Iorque, é a localização de comércio de rua mais cara do mundo, segundo o estudo 'Main Streets Across the World' da Cushman & Wakefield, que monitoriza e ordena localizações de retalho nas principais 92 cidades do planeta. No que diz respeito a Portugal, o Chiado, em Lisboa, ocupa a 27ª posição no ranking global.
Procurar casa

Procura de casas arrefece com inflação e juros em alta, avisa o BdP

A elevada incerteza das projeções económicas, a potencial perda de rendimento das famílias por via da alta inflação e aumentos adicionais das taxas de juro nos créditos habitação poderão ter efeitos no mercado residencial, reduzindo a procura de casas para comprar e, por conseguinte, os preços das habitações, conclui o Banco de Portugal (BdP) no Relatório de Estabilidade Financeira de novembro de 2022, esta quarta-feira publicado. Além disso, todos estes fatores terão impacto ainda nas finanças das famílias, em especial das mais vulneráveis, aumentando o risco de incumprimento bancário.
IMI agravado

Aprovado agravamento do IMI para AL em zonas de pressão urbanística

A taxa de IMI dos imóveis localizados em zonas de pressão urbanística e afetos ao alojamento local pode ser majorada em até 100% da taxa do ano a que respeita o imposto. Este agravamento do IMI consta de uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), aprovada durante as votações na especialidade com o voto contra do PSD, Chega e Iniciativa Liberal e o voto favorável dos restantes partidos.
Benefícios fiscais para senhorios

Senhorios que interrompam contratos ficam sem benefício fiscal

Os deputados aprovaram uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que exclui os senhorios que interrompam contratos de arrendamento antes do prazo de usufruir do benefício fiscal que compensa travão ao aumento das rendas. A proposta foi aprovada, esta quarta-feira, co
mais-valias

IRS das mais valias passa a ser igual para residentes e não-residentes

Os deputados aprovaram uma proposta do PS de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que acaba com o tratamento fiscal diferenciado entre residentes e não residentes nas mais-valias geradas com a venda de imóveis. A proposta permite acabar com uma desconformidade no âmbito da tributação destas mais-valias em sede de IRS e que já havia sido condenada em acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça da União Europeia.