Notícia do dia 2 de dezembro de 2022

Obras públicas

Contratação pública: mudanças na lei entram hoje em vigor

As alterações na contratação pública foram publicadas em Diário da República no passado dia 7 de novembro. E têm em vista simplificar procedimentos administrativos e criar um regime de conceção-construção especial mais rápido e eficaz. Será já no próximo dia 2 de dezembro que estas novas regras sobre a contração pública vão entrar em vigor, aplicando-se aos procedimentos de formação de contratos públicos iniciados após essa data.
Vistabella Oeiras

Novo bairro em Oeiras com 90 casas: assim será o Vistabella

É em Oeiras que vai nascer o Vistabella, o novo empreendimento residencial da Major Development. O condomínio vai desdobrar-se em três projetos: o Panorama, com 44 apartamentos T1 a T3 e quatro penthouses T4; o Boulevard, com 14 moradias T4, com área gourmet e piscina privativa; e o Mirad'or, com 32 apartamentos T1 a T4 e duas penthouses T4. O valor dos apartamentos varia entre os 400 e os 700 mil euros, as penthouses e as moradias têm um valor de venda a partir de 1 milhão de euros, sendo que 50% das unidades já estão vendidas.  
Taxa de desemprego estável em Portugal

Taxa de desemprego mantém-se em 6,1% em outubro

A taxa de desemprego em Portugal parece estar a manter-se estável, apesar do atual contexto económico que se vive, marcado por alta taxa de inflação e, consequentemente, por perda de poder de compra. Em outubro, a taxa de desemprego situou-se em 6,1%, valor idêntico ao registado em setembro, superior ao de julho (6,0%) e inferior ao do mesmo mês do ano passado (6,3%). Em causa estão estimativas divulgadas esta quarta-feira (30 de novembro de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
hipermercados

Ores compra três hipermercados Continente por 26,2 milhões

A Olimpo Real Estate Portugal (Ores Portugal) comprou um portfólio composto por três hipermercados Continente localizados na Guarda, Cantanhede e Ponte de Lima. A sociedade de investimento e gestão imobiliária (SIGI), criada pela Sonae e Bankinter, fechou o negócio por 26,2 milhões de euros.
Acesso à habitação em Portugal

Acesso à habitação mais difícil desde a pandemia em Portugal - quanto?

Encontrar uma casa para comprar compatível com os orçamentos das famílias tornou-se mais difícil desde o início de 2020. Foi nessa altura que a pandemia da Covid-19 entrou nas nossas vidas e tudo mudou, criando a necessidade de mudar de casa. Desde então, a subida dos preços das casas à venda tem vindo a acelerar em vários países do mundo, Portugal incluído. Mas os rendimentos das famílias não têm acompanhado esta evolução - e agora estão pressionados pela alta inflação que se faz sentir. Em resultado, o acesso à habitação caiu depois da pandemia na maioria dos países europeus que pertencem à OCDE. E Portugal é o terceiro país onde está mais difícil comprar casa desde então.
Cascais Christmas Village

Natal mágico: Cascais Christmas Village de portas abertas até janeiro

A magia do Natal voltou a invadir o coração da Vila de Cascais. De 30 de novembro a 1 de janeiro de 2023, o Parque Marechal Carmona, irá transformar-se na Cascais Christmas Village, com a temática “Jardim Mágico”. Este será o espaço do Natal de 2022 e no qual serão recriados diversos ambientes natalícios, com várias atividades para miúdos e graúdos.
escritórios

Escritórios na Europa: Lisboa entre os mercados com melhor desempenho

A ocupação dos espaços de escritórios europeus está 9% acima da média de cinco anos entre os primeiros e terceiros trimestres, de acordo com a última análise da Savills, tendo em conta a média do ano até à data (YTD). Lisboa está entre os lugares cimeiros da tabela dos mercados com melhor desempenho, registando uma variação de +111% em comparação com a média de cinco anos do período homólogo.
Renegociar crédito habitação

Renegociar crédito da casa: diploma sem quaisquer limites de idade

Já está em vigor o diploma que traz novas regras para renegociar os créditos habitação de taxa variável até 300 mil euros. Esta foi uma medida desenhada pelo Governo que vem ajudar as famílias a pagar as prestações da casa mais caras, por via da redução das suas taxas de esforço. E há várias formas de o fazer: por consolidação de créditos, alteração do tipo de taxa ou extensão do prazo de pagamento, por exemplo. No que toca ao alargamento dos prazos máximos para pagar os empréstimos da casa, o novo diploma não fixa limites de idade para os mutuários.
Subida dos juros pelo BCE

Bancos mais expostos a imobiliário com subida de juros, alerta BCE

A subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE) em 200 pontos base mexe - e muito - com a atividade bancária na Zona Euro. Se, por um lado, o regulador europeu está confiante de que a maioria dos bancos vai melhorar a sua rentabilidade com o aumento dos juros, por outro alerta para o risco de deterioração da qualidade dos ativos nos próximos meses. Diante de um cenário também marcado pelo risco de recessão e pela crise energética, o BCE alerta os bancos europeus para as vulnerabilidades do mercado imobiliário geradas pela subida dos juros.
cor do ano 2023 da Pantone

Viva Magenta: esta é a cor do ano 2023 da Pantone

Vibrante, rebelde e poderosa. Assim é o Viva Magenta, a cor do ano 2023 da Pantone, que explora a Inteligência Artificial e a criatividade humana para criar o “The Magentaverse”. O tom Pantone 18-1750 Viva Magenta escreve uma nova narrativa, segundo a empresa. Corajosa e destemida, trata-se de uma cor pulsante cuja exuberância promove otimismo e alegria.
Prestação da casa mais cara

Euribor disparou em novembro: quanto é que a prestação fica mais cara?

As taxas Euribor continuam a refletir as decisões do BCE sobre política monetária. Isto porque a Euribor continua a subir a alta velocidade à medida que o supervisor europeu decide aumentar as taxas de juro diretoras. E as taxas de referência têm subido de tal forma que a Euribor a 12 meses está cada vez mais perto dos 3% e a Euribor a 6 meses já está acima de 2%. Este cenário reflete-se diretamente nos novos empréstimos habitação de taxa variável, que vão contemplar prestações da casa bem mais caras do que no passado. Mas quanto? Explicamos tendo por base simulações.
Juros a subir nos créditos habitação

Juros no crédito habitação dão o maior salto de sempre para 2,86%

A subida da Euribor mês após mês tem-se refletido – e muito – nos bolsos das famílias portuguesas, já que a maioria dos contratos de crédito habitação continuam a ser de taxa variável e indexados a esta taxa de referência. É por isso mesmo que a taxa de juro média dos novos empréstimos habitação tem assumido uma trajetória ascendente: passou de 2,23% em setembro, para 2,86% em outubro, dando assim o maior salto de sempre num só mês (+0,63 pontos percentuais), sublinha o Banco de Portugal (BdP). Esta é a maior taxa de juro média desde 2015.