
O uso de contentores marítimos no mundo da arquitetura tornou-se uma prática bastante normal. No idealista/news temos escrito muito sobre como este tipo de objetos têm sido utilizados para um fim totalmente diferente daquele para o qual foram criados, dando vida a casas de luxo, bibliotecas ou projetos para facilitar o acesso a habitação digna a pessoas sem-abrigo. E na maioria das vezes, eles cumprem a missão perfeitamente.
No caso dos contentores marítimos que foram convertidos em habitação, temos um novo exemplo que mostra que não deixa nada a invejar a outras casas mais convencionais. Referimo-nos a esta bela cabana que recebeu o nome de Shiship Cabin. Localizada na província francófona do Quebec, no Canadá, foi idealizada pelo estúdio Repère Boréal.

A cabine, com pouco mais de 9 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, foi criada com a intenção de oferecer uma versão moderna de uma cabana selvagem em um cenário invejável. “Mergulhe na serenidade da floresta boreal e experimente esta obra-prima de inovação e sustentabilidade”, dizem no site do projeto. Do lado de fora, o revestimento feito de tábuas de cedro duráveis se destaca, criando uma moldura espessa que lhe confere uma estética natural e contemporânea.

O interior é uma aposta no minimalismo, com o objetivo de maximizar o aproveitamento de um espaço reduzido. Uma das estratégias seguidas tem sido preenchê-lo com mobiliário à medida, especialmente concebido para o efeito. O acesso é feito por uma porta lateral que dá acesso ao espaço central da casa, no qual estão localizadas de um lado uma cozinha e uma cama, do outro um banheiro e uma sala de estar no meio.
A cabine open-space possui uma cozinha em que se destacam cromaticamente as cores aço e preto. A cozinha e a cama têm uma conexão subtil na forma de uma garrafeira embutida. Uma mesa feita sob medida que pode ser estendida é colocada em frente à cozinha. Depois de retirá-la, ela transforma-se de uma mesa para duas pessoas numa mesa para quatro pessoas. Também é possível acrescentar duas cadeiras dobráveis que ficam guardadas em baixo do sofá.

A confortável cama queen-size está posicionada perto de uma janela. A partir dela, é possível desfrutar de vistas impressionantes ao nascer do sol. A sala, por outro lado, foi equipada com um sofá embutido, com uma gaveta deslizante na parte inferior, que pode ser usada para guardar itens como cadeiras, cobertores ou outros. A casa de banho inclui um lavatório, uma sanita ligada a um sistema séptico e uma cabina de duche envidraçada com uma janela alta.


Para poder comentar deves entrar na tua conta